SBEM e Abeso Solicitam Prioridade para Pessoas com Obesidade

Notícias

SBEM e Abeso Solicitam Prioridade para Pessoas com Obesidade

por Jornalismo SBEM em 30 de maio de 2021


Recentemente, a SBEM e a Abeso encaminharam um ofício ao Ministro da Saúde e aos presidentes do CONASS e do CONASEMS em relação à vacinação da Covid-19 para pessoas com obesidade. A solicitação se refere à vacinação imediata dos pacientes com obesidade grau 3, bem como a inclusão dos portadores de obesidade grau 2 no grupo de comorbidades prioritárias.

No documento, são indicadas as evidências científicas com as quais a solicitação está baseada. O material foi encaminhado ao Ministro da Saúde, Dr.  Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes; o presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Lula; e ao presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Dr. Wilames Freire Bezerra.

No pedido, SBEM e ABESO reforçam que a obesidade é uma doença crônica, com processo inflamatório contínuo, menor capacidade de resposta imune a infecções virais, maior risco de fenômenos tromboembólicos e doenças pulmonares. Um dos maiores fatores de risco para as complicações da Covid-19.

A assistência a estes pacientes é prejudicada, inclusive em relação à dificuldade de acesso venoso, transporte, limitação de exames de tomografia e intubação orotraqueal. Fatores importantes que fundamentam o risco mais elevado de quadro grave e morte por covid-19.

O risco de complicações da Covid-19 aumenta já a partir do IMC de 30 kg/m² (grau 1), maior em pacientes com IMC ≥ 35 kg/m² (grau 2) e os com IMC ≥ 40 kg/m² (grau 3).

Solicitações:

– Recomendação imediata para que os pacientes com obesidade grau 3(IMC ≥ 40 kg/m²) tenham sua condição verificada de forma respeitosa nas próprias Unidades Básicas de Saúde.

– A priorização imediata da vacinação contra covid-19 para todas as pessoas, acima de 18 anos de idade, portadoras de obesidade grau 3.

– A inclusão de portadores de obesidade grau 2 (IMC ≥ 35 kg/m²) no grupo de comorbidades prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19 do Ministério da Saúde.

Assinam o documento, o presidente da SBEM, Dr. Cesar Luiz Boguszewski; Dra. Cintia Cercato, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – Abeso; e Dra. Maria Edna de Melo, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM e diretora da Abeso.

Referências