noticias gerais

Olimpíadas de Tokyo e a Endocrinologia

por Jornalismo SBEM em 23 de julho de 2021


As Olimpíadas de Tokyo começam nesta sexta-feira e a SBEM entrevistou o Dr. Rogério Friedman, sobre um tema que ainda é cercado de muitas dúvidas, mas não na área médica: atletas trans de elite.

O endocrinologista Rogério Friedman, sócio da SBEM, é uma das autoridades brasileiras para controle de dopagem, que é a interface do especialista com o mundo do esporte. Ele foi médico voluntário da Rio 2016 e essa história ele vai contar em uma segunda entrevista, por isso, não deixe de assinar o canal da SBEM e ativar as notificações para acompanhar.

Atletas Trans

Dr. Rogério explica sobre a participação de atletas trans nas Olimpíadas de Tokyo, o que acontece no organismo e como a Endocrinologia está inserida dentro do tema. Ele comenta que é um universo mais polêmico na ideologia do que na área médica e lembra que ainda serão necessárias mais pesquisas. Ele explica que não é um estudo simples pelo número restrito de atletas dentro dessa categoria.

O Dr. Rogério detalhou as etapas do processo, tempo de mudança e como as equipes médicas acompanham não só estes atletas, mas outros e os usos de medicamentos.