noticias científicas

Obesidade, Endocrinologia Feminina e Andrologia

por Jornalismo SBEM em 11 de outubro de 2021


Recentemente no Congresso Brasileiro de Obesidade, organizado pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que responde pelo Departamento de Obesidade da SBEM, pontos fundamentais para o tratamento da doença foram levantados. A SBEM destacou diversas questões na cobertura nas redes sociais.

Entre os debates, a associação à Covid-19 e as sequelas metabólicas deixadas pela doença, com novos casos de obesidade, que surgiram na pandemia, em função do sedentarismo, inclusive entre crianças e adolescentes.

O Dr. Cesar Boguszewski, presidente da SBEM Nacional, participou das atividades, incluindo a abertura oficial do evento junto com a Dra. Jaqueline Rizzoli (presidente do Congresso), Dra. Cintia Cercato (presidente da ABESO), Dra. Fernando Gerchamn e Dr. Rogério Friedman (comissões organizadora e científica).

Durante o Congresso, a Abeso informou sobre o resultado da votação da nova diretoria, que terá como presidente da próxima gestão o Dr. Bruno Halpern, que atualmente integra a Comissão de Comunicação Social da SBEM.

Andrologia e Endocrinologia Feminina

Integrantes do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM (DEFA) fizeram parte de uma das mesas de debates: Dr. Alexandre Hohl (presidente), Dr. Ricardo Meirelles e Dra. Poli Mara Spritzer (membros). A moderação deste simpósio foi feita pelos doutores Tayane Muniz Fighera (RS) e Cristiano Barcellos (SP).

A Dra. Poli Mara focou na alta prevalência da obesidade em mulheres com a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) e os riscos das comorbidades metabólicas: sobrepeso/obesidade, história familiar de diabetes, fenótipo PCOS A/B, apresentação clínica da resistência insulínica e presença da Síndrome Metabólica.

Já o Dr. Alexandre lembrou os efeitos prejudiciais psicossociais e de qualidade de vida em pacientes com ginecomastia, principalmente entre adolescentes. Ele apresentou as várias causas que podem provocar a doença, reforçando que a anamnese do paciente é fundamental, assim como o tratamento da obesidade para auxiliar na solução da ginecomastia e/ou lipomastia.

O problema da obesidade e gestação não planejada foi explicado pelo Dr. Ricardo Meirelles. O especialista falou sobre os riscos, inclusive da grande dificuldade do retorno da mulher com obesidade ao peso após o parto. Para a contracepção, o especialista citou uma série de cuidados em relação a medicamentos e contraceptivos hormonais, dando preferência ao DIU.

Atividade Científica

Este ano, em novembro, a endocrinologia feminina e andrologia continua sendo tema de debates. O DEFA realiza o CAEFA – Curso Avançado de Endocrinologia Feminina e Andrologia, que é uma atividade oficial da SBEM com discussões e debates sobre as diversas áreas da endocrinologia feminina e andrologia. O evento será nos dias 5 e 6 de novembro.

A coordenação é do Dr. Alexandre Hohl e as inscrições podem ser feitas no site do Curso – www.caefa.com.br – e com valor diferenciado até o próximo dia 15 de outubro.

Em resposta às dúvidas recebidas no Instagram da SBEM Nacional, a organização informa que as aulas ficarão disponíveis para os inscritos por três meses.