noticias gerais

Nota de Pesar: Dra. Mirian H. Takahashi

por Jornalismo SBEM em 5 de janeiro de 2022


Com profundo pesar, iniciamos o ano com uma notícia triste. A SBEM Nacional comunica o falecimento da Dra. Mirian H. Takahashi, que surpreendeu toda a comunidade científica.

A Dra. Mirian graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, onde foi considerada uma das melhores alunas e residentes. Fez pós-graduação na EPM/UNIFESP, tendo o Dr. Rui Maciel como orientador no Mestrado (Detecção de RNA mensageiro do IGF-I em tiroide humana por hibridação in situ) em 1993 e Doutorado (Papel do IGF-I na patogênese das neoplasias malignas da tiroide: considerações baseadas em estudos de localização do seu mRNA e da imuno-expressão do receptor para IGF”) em 1995.

A endocrinologista fez doutorado-sanduíche na University of Cambridge e, depois de sua defesa de tese, tornou-se professora na Universidade Estadual de Maringá, cidade onde também se transformou numa referência em Endocrinologia Clínica.

A Regional da SBEM no Paraná, onde integrava o quadro de associados, fez uma homenagem à endocrinologista. Na mensagem emocionada, a diretoria da Regional menciona que “perderam uma de suas maiores representantes”. Os amigos se despedem de uma especialista de “notável competência técnica, se destacando como uma pessoa de sorriso fácil e com enorme capacidade de formar amigos. Era querida por todos os colegas que a conheceram”.

Seus amigos vão guardar na memória uma alegria contagiante, além de uma profissional com  grande empatia com os seus pacientes.