noticias gerais

SBEM É Fonte Segura de Informação

por Jornalismo SBEM em 6 de janeiro de 2022


Há alguns anos que a SBEM Nacional vem trabalhando para divulgação de informação segura na área da endocrinologia. Relatos, comentários e posicionamentos oficiais vêm sendo divulgados e passados, regularmente, para a grande imprensa.

Nos últimos dois anos, com a enorme quantidade de Fake News espalhadas pelas redes sociais, a escolha de fontes seguras se tornou uma ferramenta essencial para os jornalistas. Desde 2003, a SBEM tem uma Comissão de Comissão Social, presidida pelo Dr. Ricardo Meirelles, que trabalha nesta área para levar informação ao público e à imprensa, em relação à divulgação de notícias sobre a Endocrinologia e Metabologia.

A Comissão foi criada durante a gestão da Dra. Valéria Guimarães e tem uma atuação muito ativa, dentro da estrutura da Sociedade. Site, redes sociais, boletins informativos e envio de material para os jornalistas fazem parte de um trabalho diário da Comissão, Diretoria e equipes de trabalho.

Opinião dos Especialistas

Recentemente, um grande número de solicitações à SBEM foi feita por diversos veículos de comunicação, em função de assuntos que precisavam de opiniões de especialistas, como as decisões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), lançamento de medicamentos e liberação de tratamentos pela FDA (Food and Drugs Administration).

Nestes últimos meses a suspensão do chip da beleza, pela Anvisa, após o posicionamento da SBEM e do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (presidido pelo Dr. Alexandre Hohl) foi tema de reportagens de alguns dos maiores veículos de comunicação do país – CNN Brasil, Folha de São Paulo, Fala Brasil, Isto É, Jornal da Band e, O Globo, Veja Saúde entre outros. A repercussão foi imensa.

Cuidado na Cobertura da Saúde

A pandemia de Covid-19 mostrou a importância de coletar dados e informações que são confiáveis e precisam ser repassados à sociedade. Comunidades de jornalistas, que cobrem a área de saúde, aumentaram o nível de exigência. A preocupação é mostrar a responsabilidade dos profissionais da comunicação na divulgação da ciência.

Em dezembro, por exemplo, foi lançado (em três idiomas) o Manual de Jornalismo Científico do KSJ (Knight Science Journalism Fellowship), do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, apoiado pela Fundação Kavli e pelo Departamento de Educação Científica do Howard Hughes Medical Institute.

No documento, com mais de 250 páginas, são repassadas orientações importantes para quem atua na cobertura da área de saúde. Entre as mensagens do Manual está a orientação para os jornalistas por fontes seguras para confirmação de informações, checagem para evitar manchetes com falsas promessas de curas ou descobertas milagrosas, entre outras .

Por toda essa movimentação na área da comunicação e ciência, o trabalho da Diretoria junto com a CCS se torna ainda mais importante. A SBEM lembra que os associados auxiliem nesse processo, compartilhando sempre informações oficiais da Sociedade e seus Departamentos, além de usar o canal da Comissão de Ética (presidida pelo Dr. Itairan Terres) para denúncias de más práticas (ética@endocrino.org.br). A Comissão de Ética lembra que todas as denúncias são apuradas e o andamento não pode ser divulgado.

O papel da Sociedade é zelar pela qualidade de vida e da informação à população.

Algumas Notícias

*A Comissão de Comunicação é composta por – Dr. Ricardo Martins da Rocha Meirelles (RJ), Dr. Wellington Santana da Silva Júnior (MA), Dr. Marcello Delano Bronstein (SP), Dr. Bruno Halpern (SP), Dr. Roberto Luis Zagury (RJ) e Dra. Marilia de Almeida Cardoso (RN).