Manifesto: Obesidade – Cuidar de Todas as Formas

informes

Manifesto: Obesidade – Cuidar de Todas as Formas

por site em 7 de junho de 2021


Como parte integrante da Campanha pelo Dia Mundial da Obesidade, a SBEM e ABESO, com o apoio da World Obesity Federation, criaram um manifesto que tem a assinatura e conteúdo de 13 sociedades científicas.

Assinam o documento, com a SBEM e ABESO as seguintes entidades médicas: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Hepatologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A proposta do Manifesto, assinado pela Dra. Cintia Cercato, presidente da ABESO; e a Dra. Maria Edna de Melo, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM Nacional, visa ampliar o conhecimento sobre a obesidade, reconhecendo a complexidade e o impacto na qualidade de vida da população e a estigmatização das pessoas. No texto de apresentação, as endocrinologistas reforçam: É preciso cuidar de todas as formas.

São 72 páginas que abordam os cuidados com o coração, crianças, defesas do organismo, diabetes, fígado, aparelho urinário, área ginecológica, ossos, pele e pulmão.

No conteúdo também foi incluído o tema Covid-19 e Obesidade no Brasil, onde mostra a correlação clara entre a prevalência de excesso de peso na população e as taxas de mortalidade, causada pela infecção pelo novo coravírus.

– Link do Documento em PDF – Manifesto – Obesidade: Cuidar de todas as formas