noticias gerais

Tireoide e Coração na Dose Certa

por Jornalismo SBEM em 16 de junho de 2021


De 24 a 28 de maio, a SBEM Nacional, através do Departamento de Tireoide e da Comissão de Campanhas Públicas, realizará mais uma Semana Internacional da Tireoide. Assim como em 2021 será online, com entrevistas, informação para o público e uma ação, chamada “desafio do coração e tireoide”.

Lançamento  Oficial

O Dr. César Luiz Boguszewski, presidente da SBEM Nacional; Dra. Patrícia Teixeira, presidente do Departamento de Tireoide; Dra. Maria Izabel Chiamolera, diretora do Departamento; Dra. Carolina Ferraz  e Dra. Ana Augusta Valente, da Comissão de Campanhas; coordenam as ações da campanha.

Em um vídeo de lançamento, o Dr. César lembrou sobre a importância das campanhas públicas da SBEM. “São as atividades mais importantes da Sociedade, ligadas diretamente ao público. Temos ações quase todos os meses para alertar a população sobre os problemas ligados ao sistema endócrino”. Ele fez um convite especial para que todos se envolvam na campanha 2021.

A Dra. Patrícia lembrou que é fundamental chegar o mais perto possível do público. O tema da campanha deste ano estava, inicialmente, programado para 2020, mas foi transferido para este ano, em função da pandemia de Covid-19. “Serão postagens e entrevistas explicando sobre a dose certa dos hormônios. Por isso, adotamos a hashtag #dosecerta”.

Em um retrospecto, a Dra. Maria Izabel lembrou que 25 de maio foi uma data escolhida em 2007, na Europa e se espalhou pelo mundo. “Desde 2011, fazemos parte desse momento, que dá visibilidade a uma glândula tão importante para o organismo. A função da campanha é educativa para alertar a população”.

Universidade Online SBEM: Tireoide e Coração

A SBEM programou uma edição do Universidade Online como uma das atividades de educação médica continuada para a campanha da Tireoide.

No dia 26 de maio, às 20h, os sócios poderão acompanhar o módulo que irá abordar o tema “Tireoide e coração na dose certa: uma campanha pela Semana Internacional da Tireoide”.

As aulas serão apresentadas pelo Dr. Danilo Villagelin (vice-presidente do Departamento de Tireoide), que irá falar sobre “Hormônios em dose baixa: hipotireoidismo e o coração” e pela Dra. Glaucia Mazeto (diretora), que discutirá os” Hormônios em dose alta: hipertireoidismo e o coração”.

O Universidade Online é uma atividade gratuita para associados quites com a SBEM e pode ser acessada dentro da Área Restrita do site.

Na Dose Certa

A campanha abordará o papel da dose certa do hormônio tireoidiano para a saúde do coração, já que tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais à saúde do coração.

As ações serão voltadas para o público leigo, endocrinologistas e especialistas de outras áreas como a cardiologia e clínica médica.

Uma série de materiais didáticos e informativos foram sendo produzidos pelo Departamento de Tireoide, tanto para a população como para os profissionais de saúde. Serão distribuídos para as Regionais da SBEM, através da Comissão de Campanhas, para que elas possam disseminar as mensagens de conscientização.

Programação

A programação tem entrevistas publicadas nos canais do Youtube da SBEM e do Departamento, lives no Instagram e elaboração de cards informativos.Além do lançamento da campanha, ainda estarão disponíveis: Disfunções Subclínicas, com o Dr. José Augusto Sgarbi; Hipotireoidismo com o Dr. Danilo Villagelin; e Amiodarona com a Dra. Glaucia Mazetto (Amiodarona).

As lives irão abordar a dose alta (hipertireoidismo) e dose baixa (hipotireoidismo). Os bate-papos serão com os doutores Danilo Villagelin, Dra. Carolina Ferraz, Dra. Maria Izabel e Dr. Helton Ramos.

coração e tireoide

Também está sendo preparado um vídeo especial para o dia 25 de maio – Dia Internacional da Tireoide – com fotos do movimento “tireoide e coração”. As fotos viralizaram nas redes sociais e já são mais de 400 postagens compartilhadas.