Maio é o mês de conscientização sobre as doenças da tireoide. Neste ano, o foco da campanha, que marca o Dia Internacional da Tireoide (25/05), serão os Hormônios Tireoidianos, seus usos indevidos e a requisição desnecessária de exames de dosagem hormonal, por especialistas e até não médicos.
A SBEM e o Departamento de Tireoide realizam atividades durante todo o mês, através de divulgação de informações importantes sobre a glândual. Foi, também, encaminado para todas as Regionais da SBEM um material para ser utilizado na divulgação da Campanha. Além disso, também a assessoria de imprensa da SBEM está enviando informes à imprensa para esclarecerimento sobre campanha.
De acordo o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Dr. Alexandre Hohl, o Brasil enfrenta uma “epidemia” de pedidos de exame de dosagem hormonal para rastreio de doenças que não condiz com as recomendações para o diagnóstico da maioria das enfermidades de funcionamento da tireoide.
Além disso, há prescrição indevida de hormônios tireoidianos para pacientes sem disfunções ou sintomas que caracterizam a necessidade da recomendação.
Queixas comuns, como ganho de peso, cansaço, indisposição, falta de energia e memória ruim, facilmente explicadas pelo atual estilo de vida intenso, com alto nível de estresse, alimentação desiquilibrada e falta de atividade física regular, hoje recebem um diagnóstico clínico: alteração hormonal.
Recentemente a SBEM publicou dois posicionamentos na área:
A SBEM e o Departamento trabalham na divulgação também nas redes sociais:
Um grupo de trabalho da SBEM e do Departamento de Tireoide está mobilizado para agilizar a distribuição dessas informações. Confira no link abaixo o material da campanha de 2016 do Dia Internacional da Tireoide e o press release distribuído à imprensa.
- Semana Internacional da Tireoide: Mitos e Verdade sobre a glândula tireoide
- Press Release – Dia Internacional da Tireoide
.jpg)