noticias gerais

Valéria Guimarães: Reconhecimento Merecido

por Jornalismo SBEM em 19 de abril de 2022


Esta semana a ex-presidente da SBEM Nacional, Dra. Valéria Guimarães, recebeu uma homenagem especial como uma das mulheres influentes da capital brasileira e que tanto fez para o crescimento e entendimento da endocrinologia e metabologia, não só em Brasília, mas no pais.

“Foi um dia inesquecível! Quero manifestar minha enorme gratidão ao Governo do Distrito Federal pela Medalha a mim agraciada, junto a tantos que contribuíram ao longo destes anos pelo crescimento de nossa querida Capital da República”, contou emocionada.

Dra. Valéria disse que ficou surpresa pela indicação e explica que foram, ao todo, 60 mulheres e 60 homens reconhecidos pelas contribuições ao crescimento de Brasília. Nascida na capital, em pleno momento de ebulição, ou seja, quatro anos depois da fundação, ela confirma seu lado inquieta, talvez por estar inserida em todo esse contexto.

Ela se formou e se especializou fora do Brasil, retornando para exercer a medicina aqui e auxiliar no fortalecimento da Endocrinologia. Foi uma das precursoras no planejamento e organização das campanhas de esclarecimento, realizadas pela SBEM Nacional. Realizou uma série de atividades sobre tireoide, obesidade, crescimento e da própria divulgação da especialidade. “A população precisava entender melhor o papel da Endocrinologia e Metabologia”.

Todo esse trabalho sempre retornou em forma de conquistas para Brasília, como relata, por exemplo, a quebra do monopólio dos exames PET, com efeito por todos os estados brasileiros.

Foram muitas ações reconhecidas a nível governamental. A Diretoria da SBEM Nacional alegra-se com a merecida homenagem à nossa ex-presidente e a parabeniza por mais esse reconhecimento da sua vida profissional.

Documento: “O Governador do Distrito Federal, por decreto de 27 de fevereiro de 2020, houve por bem conceder a Medalha Brasília 60 anos à Valéria Guimarães como homenagem e agradecimento pela participação direta no desenvolvimento econômico e cultural de Brasília desde sua criação”, Brasília 18 de abril de 2022, Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal.