noticias científicas

Encontro Brasileiro de Tireoide 2022

por Jornalismo SBEM em 22 de abril de 2022


Depois de um dia de atividades pré-congresso, com cursos práticos, começou nesta manhã de sexta-feira, 22 de abril, o XX Encontro Brasileiro de Tireoide em formato híbrido – online e em Goiânia. As atividades terminam no sábado com entrega de premiações e grants de pesquisa.

A cerimônia contou com a presença do presidente da SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski; a presidente do Departamento de Tireoide e do EBT 2022, Dra. Patrícia de Fátima Teixeira; o presidente da comissão organizadora, Dr. Marco Elisio Sócrates de Castro; e o presidente da Comissão Científica, Dr. Danilo Villagelin.

As primeiras palavras foram do Dr. Cesar, que falou sobre os desafios que a medicina vem atravessando e que a SBEM continua, sempre, se comprometendo com a ciência e as evidências científicas.

Emoção do reencontro

“A ansiedade deu lugar a alegria quando comecei a encontrar tantos amigos nesse nosso reencontro”, foi uma frase que chamou a atenção no discurso de boas vindas da Dra. Patrícia de Fátima Teixeira. A colocação deu a dimensão que o #EBT2022 está significando para a Endocrinologia Brasileira.

Dentro da programação inicial, os professores Walter Bloise e Geraldo Medeiros foram homenageados, com palavras de carinho e emoção pela perda dos grandes endocrinologistas, recentemente. As apresentações foram feitas pela Dra. Célia Regina Nogueira e Dra. Rosalinda Asato de Camargo, respectivamente.

Na sequência, o Dr. Mario Vaisman apresentou o Prêmio EBT, concedido à Dra. Denise Pires de Carvalho, atual Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-presidente do Departamento. Antes da conferência, a Dra. Doris Rosenthal, uma das criadoras do EBT, fez um resumo da carreira da especialista, que ainda foi surpreendida com mensagens de suas filhas. A palestra foi online, porque a Dra. Denise, no momento, está na Austrália.

O evento segue com atividades ao vivo e on demand, com a participação de cerca de 70 conferencistas.

Plataforma de acesso do evento – www.ebt2022.com.br