noticias científicas

Ano começa com notícias sobre tratamento da obesidade

por Jornalismo SBEM em 2 de janeiro de 2023


Já no primeiro dia útil de 2023, a Anvisa informou que foi aprovado no Brasil um medicamento (semaglutida 2,4mg) para o tratamento semanal do sobrepeso e obesidade.

Era um medicamento já utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2 e, após a aprovação da Anvisa, passa a ser mais uma ferramenta para o endocrinologista para o acompanhamento da obesidade.  “É uma notícia importante para a especialidade e os endocrinologistas. O trabalho do especialista é fundamental neste momento para a condução adequada do tratamento que conta, agora, com mais uma ferramenta extra”, comentou o Dr. Paulo Miranda, presidente da SBEM Nacional.

A SBEM reforça que o tratamento medicamentoso da obesidade é parte deste acompanhamento, que deve incluir alimentação saudável, prática da atividade física, controle emocional, ida ao endocrinologista e exames quando necessários.

A SBEM, assim como entidades mundiais dedicadas ao estudo da obesidade, sabe da importância de ter atenção para o assunto, pois atualmente são cerca de 764 milhões de pessoas convivendo com a doença e é preciso cuidado com complicações.

Assim que a notícia sobre a aprovação começou a circular, a SBEM foi consultada por diversos veículos de comunicação. Entre os pontos abordados pelos jornalistas estão as indicações de uso, o custo e o acesso a esse tipo de medicamento.

A SBEM reforça que qualquer medicamento precisa de acompanhamento médico e só deve ser utilizada sob prescrição.

Repercussão na imprensa