noticias gerais

​O Adeus ao Dr. Giuseppe Repetto e as homenagens da SBEM

por Jornalismo SBEM em 15 de janeiro de 2023


Com muita tristeza, a SBEM Nacional comunica o falecimento do Dr. Giuseppe Repetto, que faleceu no sábado, 14 de janeiro, aos 82 anos, em Porto Alegre (RS).

O Dr. Repetto foi um endocrinologista pioneiro e membro da diretoria da Nacional de 1984 a 1986 e da Regional Rio do Sul de 1980 a 1982. Foi membro de diversas sociedades médicas e, como professor universitário, participou da formação de dezenas de endocrinologistas entre centenas de médicos que seguiram outras especialidades.

A SBEM Nacional presta homenagens por suas contribuições tão relevantes para a Endocrinologia Nacional. “A Endocrinologia perde mais um de seus grandes nomes. O Dr. Repetto deixa um legado enorme para a especialidade”, disse o presidente da SBEM, Dr. Paulo Miranda.

Em 1 de setembro, aproveitando a comemoração pelo Dia do Endocrinologista, o Dr. Giuseppe Repetto enviou seu último e-mail à SBEM Nacional, no qual relatava seu orgulho em “ser um dos mais antigos endocrinologistas do Brasil ainda em plena atividade e de ter feito o concurso para o TEEM (Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia) em 1972 e ter se aposentado como professor da PUCRS após 45 anos de carreira”.

Neste e-mail fez sugestões de como a Sociedade poderia adotar medidas que valorizassem os “velhos” (replicando sua expressão que veio também entre aspas). O Dr. Neuton Dornelas, vice-presidente da Sociedade, lembra que assim foi esse ilustre professor. “Ativo, participante das decisões das entidades em que se filiou ao longo da vida e sempre com o pensamento voltado para os seus pares”.

O Dr. Rogério Friedman, um de seus grandes amigos, contou que Prof. Giuseppe Repetto foi uma liderança marcante no Rio Grande do Sul e, também, em todo país. Chefiou o Serviço de Endocrinologia do Hospital São Lucas da PUCRS durante 45 anos. “Junto com o Dr. Cláudio Mottin, criou o Centro de Obesidade Mórbida do HSL, um modelo aqui no Sul. Formou dezenas de especialistas, muitos deles hoje em posições acadêmicas e/ou de liderança. Foi um dos fundadores da ABESO e membro das Diretorias da SBEM RS e da SBEM Nacional e de  Comissões Organizadoras de vários eventos da Sociedade. Participou ativamente também da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). Profissional dedicado e competente, se pautava por padrões elevados, que exigia dos colaboradores e discípulos. Ao mesmo tempo, sabia ser solidário com os colegas nas questões institucionais, tinha prazer em ensinar e se fazia um grande anfitrião nas ocasiões sociais. Deixa saudades”.

O Dr. Bruno Halpern, atual presidente da ABESO, lamentou muito a perda informando que a Endocrinologia está de luto. “A ABESO é hoje o que é, por mãos de brilhantes nomes da endocrinologia brasileira, que a fundaram, presidiram e a engrandeceram, e o Dr. Repetto sem dúvida está nessa seleta lista.”

A Diretoria e os associados da SBEM Nacional sempre respeitarão o exemplo e o legado do professor Repetto e se solidarizam com toda a família neste momento.