A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) lançou, recentemente, cartões de identificação voltados a pacientes que vivem com algumas doenças raras e de pouco conhecimento de muitos profissionais de saúde: Deficiência de AVP (diabetes insipidus), insuficiência adrenal aguda e hipoparatireoidismo (que provoca crise hipocalcêmica).
A iniciativa busca oferecer mais segurança em situações de emergência médica, facilitando o reconhecimento rápido da condição de saúde e orientando sobre os cuidados necessários.
Os três cartões contêm informações essenciais sobre cada doença, como riscos associados e condutas que devem ser adotadas em casos de crise. Além disso, funcionam como um alerta para profissionais de saúde que não estejam familiarizados com esses quadros clínicos, permitindo um atendimento mais ágil e adequado.
De acordo com a SBEM, o projeto atende a uma demanda antiga da comunidade médica e dos próprios pacientes, que muitas vezes enfrentam dificuldades no pronto atendimento devido ao desconhecimento sobre essas doenças raras. “É uma forma simples e prática de salvar vidas”, destacou a Dra. Marise Lazaretti Castro, diretora científica da SBEM.
Os cartões foram lançados durante o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia, em Gramado, e distribuídos no estande da SBEM. A procura foi alta e para facilitar o acesso, eles estão sendo disponibilizados em formato PDF para serem entregues pelos médicos aos seus pacientes.
É só baixar, imprimir e deixar na sua carteira ou salvar o arquivo no seu celular.
– Cartão para Deficiência de AVP (diabetes insipidus)
– Cartão para Hipoparatireoidismo
– Cartão para Insuficiência Adrenal Aguda



Consultoria: Departamento de Neuroendocrinologia (Andrea Glezer e Juliana Beaudette Drummond); Departamento de Adrenal (Flávia Amanda Costa Barbosa); Departamento de Osteometabolismo ( Francisco Jose de Paula e Isabela Januário).