noticias científicas

Radiofármacos e Radioisótopos – Governo Repassa Fundos para a Produção

por Jornalismo SBEM em 24 de setembro de 2021


Depois da mobilização de apoio à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), devido à suspensão na produção dos radiofármacos e radioisótopos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN), o Ministério da Economia liberou 19 milhões para que o Instituto possa voltar a produzir esses medicamentos. Eles são importantes no diagnóstico e tratamento do câncer e doenças cardíacas.

A notícia é boa, porém, a verba – liberada em caráter emergencial – ainda não é suficiente para suprir as necessidades do Instituto até o final do ano, segundo o presidente da SBMN, George Coura Filho. Caso haja nova suspensão no valor repassado ao IPEN, a previsão é de que a falta desses medicamentos pode afetar cerca de 2 milhões de pacientes.

A suspensão da produção desses insumos foi anunciada no início da semana pela SBMN. A SBEM emitiu uma carta de apoio à Sociedade pedindo ações imediatas para que o Instituto pudesse dar continuidade à fabricação desses materiais e os pacientes não fossem prejudicados.

A Sociedade segue acompanhando a questão.

#SBEM #medicinanuclear #endocrinologiaemetabologia