noticias científicas

Publicação: Hipotireoidismo na Gestação

por Jornalismo SBEM em 2 de dezembro de 2022


Depois da publicação do documento sobre o rastreio, diagnóstico e manejo do hipertireoidismo na gestação, em um trabalho em conjunto do Departamento de Tireoide da SBEM e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), saiu recentemente o documento que aborda o hipotireoidismo na gestação.

Como foi divulgado pela Dra. Patrícia Teixeira, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, em entrevista ao site da SBEM, já havia a previsão da finalização do material que está disponível no site da Febrasgo.

O documento lembra que a gestação acarreta sobrecarga metabólica à tireoide materna. No caso do hipotireoidismo os riscos incluem complicações obstétricas e fetais. O position statment lista condutas, diagnóstico das gestantes, além dos diversos cenários comuns na prática clínica. Os autores tiveram também o cuidado de analisar as condições técnicas e financeiras para solicitação de exames de avaliação.

Para acessar clique neste link.

Departamento de Tireoide da SBEM: presidente: Patrícia de Fátima dos Santos Teixeira (RJ); vice-presidente: Danilo Glauco Pereira Villagelin Neto (SP). Diretores: Rafael Selbach Scheffel (RS), Cléo Otaviano Mesa Júnior (PR), Gláucia Maria Ferreira da Silva Mazeto (SP), Maria Izabel Chiamolera (SP) e Helton Estrela Ramos (BA).

Comissão Nacional Especializada em Gestação de Alto Risco da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo): presidente: Rosiane Mattar; vice-presidente: Alberto Carlos Moreno Zaconeta; secretária: Mylene Martins Lavado.  Membros: Maria Rita de Figueiredo Lemos Bortolotto, Fernanda Santos Grossi, Vera Therezinha Medeiros Borges, Inessa Beraldo de Andrade Bonomi, Janete Vettorazzi, Carlos Alberto Maganha, Renato Teixeira Souza Felipe Favorette Campanharo, Sara Toassa Gomes Solha, Arlley Cleverson Belo da Silva, Elton Carlos Ferreira.