noticias gerais

Puberdade Precoce: Atenção nesta Fase de Transição entre a Infância e a Vida Adulta

por Jornalismo SBEM em 30 de setembro de 2022


A SBEM Nacional, através do Departamento de Endocrinologia Pediátrica e Comissão de Campanhas, faz um alerta nas redes sociais sobre os cuidados e atenção em relação à puberdade precoce.

A puberdade é um período importante de crescimento e desenvolvimento físico e emocional e marca a transição entre a infância e a vida adulta. Antes das mudanças físicas serem percebidas, mudanças hormonais importantes acontecem no organismo da criança. Já as mudanças físicas típicas do início da puberdade são caracterizadas crescimento dos pelos pubianos e aumento do volume dos testículos nos meninos e pelo surgimento do broto mamário nas meninas.

Nos meninos, a puberdade é considerada precoce quando as mudanças físicas acontecem antes dos 9 anos de idade. Já nas meninas é considerada precoce quando as mudanças físicas têm início antes dos 8 anos de idade.

Meninos com menos de 9 anos e meninas com menos de 8 anos de idade, que apresentem estas mudanças físicas, devem ser avaliados por um endocrinologista pediátrico.

Nas meninas, o sinal mais marcante é o surgimento das mamas e nos meninos o aumento progressivo do tamanho dos testículos. Outras mudanças físicas que se seguem são o aparecimento de pelos na região pubiana e axilar, aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne.

A aceleração do crescimento, conhecido como “estirão do crescimento da puberdade”,  acontece em paralelo a estas mudanças físicas, mais cedo do que nas crianças ainda sem puberdade. Mais para o final do desenvolvimento acontece a primeira menstruação nas meninas e o engrossamento da voz nos meninos. Como o início foi precoce, tanto a menstruação como as mudanças da voz acontecerão antes do que o esperado.

A puberdade precoce é 5 a 10 vezes mais frequente nas meninas do que nos meninos, entretanto, na maioria das vezes, não é possível identificar uma causa específica, situação que é chamada de puberdade precoce idiopática. Nos meninos, apesar da puberdade precoce ser menos frequente, é mais comum se identificar uma causa ou doença associada à precocidade.

A puberdade precoce tem tratamento. O objetivo do tratamento é conter o avanço das mudanças físicas e emocionais e proteger o crescimento e a altura que o indivíduo terá na vida adulta. Para uma avaliação clínica adequada, para identificar a causa da puberdade precoce e para que seja feito um tratamento apropriado, converse com seu endocrinologista pediátrico.

 

* Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM Nacional – Dr. Sonir Roberto Rauber Antonini (presidente), Dra. Margaret Cristina da Silva Boguszewski (vice-presidente) e os diretores: Dr. Carlos Alberto Longui, Dr. Fabiano Sandrini, Dra. Eveline Gadelha Pereira Fontenele. Comissão de Campanhas Públicas – Dra. Mariana Guerra (presidente) e Dra. Ana Augusta Motta Oliveira. Comissão de Comunicação Social – Dr. Ricardo Meirelles (presidente).