noticias gerais

Cartão de Identificação do Diabetes – Não Saia sem Ele

por Jornalismo SBEM em 29 de setembro de 2022


Apesar do crescente número de pessoas com diabetes no mundo, grande parte da população não conhece os sintomas e não saberia como agir caso precise auxiliar uma pessoa com hipo ou hiperglicemia, por exemplo. Por causa disso, assim como os outros pertences pessoais, é fundamental que quem tem diabetes, ao sair de casa, leve consigo um cartão de informação.

Segundo especialistas, o documento pode orientar as pessoas em geral sobre como agir em casos de emergência e auxiliá-las a darem os primeiros socorros, afinal, em casos de hipoglicemia pode ocorrer a perda de consciência. Além disso, o cartão pode auxiliar na utilização ou não de certos medicamentos para quem tem diabetes.

O diabetes é uma das principais doenças crônicas não transmissíveis no mundo, e a prevalência da condição vem aumentando nas últimas décadas. Segundo os dados mais recentes divulgados pela IDF (2021), 537 milhões de adultos no mundo vivem com o diabetes. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas.

Clique nos links para baixar.