Pelo segundo ano, a SBEM Nacional tem participação de forma significativa no Endobridge, mas a primeira presencial, com o retorno dos eventos, após a pandemia. A SBEM foi representada pelo Dr. Cesar Boguszewski e Dr. Paulo Miranda, presidente e vice-presidente da Sociedade, respectivamente.
O Endobridge é uma iniciativa que reúne congressistas de diversas partes do mundo na área da Endocrinologia, com presença significativa de representantes de países do Oriente Médio, ocidentais e asiáticos. O desenho da ponte, no símbolo do evento, carrega este significado de ligação entre os vários países. Em 2022, o Endobridge teve um elemento especial que foi a realização da décima edição da atividade e realizado em Antalya, Turquia.
Em 2022, assim como em 2021, a SBEM mais uma vez apoiou a atividade. Na co-organização participam as maiores Sociedades na área do mundo, como a Endocrine Society e a European Society of Endocrinology, em conjunto com a Society of Endocrinology and Metabolism da Turquia.
O Dr. Cesar Luiz Boguszewski foi convidado pelo presidente do EndoBridge, Dr. Bulent Yildiz, para fazer uso da palavra na cerimônia de abertura, oportunidade em que agradeceu ao convite e a hospitalidade em nome dos 4.000 associados que integram a SBEM.
Participaram da abertura do Endobridge 2022: Bulent Yildiz, presidente do evento; Gary Hammer, ex-presidente da Endocrine Society; Martin Reincke, presidente da European Society of Endocrinology; Peter Kopp (virtualmente), presidente da American Thyroid Association; Ayşegül Atmaca, presidente da Turkish Society of Endocrinology; e o Dr. Cesar Boguszewski, presidente da SBEM.
Dr. @cesarluizbogu , president of SBEM Nacional, at the opening of #Endobrigde2022. The event takes place in Antalya, Turkey @EndoBridge pic.twitter.com/yfk4TWB4OQ
— endocrino.org.br (@endocrinologia) October 21, 2022
O Congresso reuniu cerca de 400 participantes de 36 países, em três dias de atividades científicas, que cobriram todos os aspectos das doenças endócrinas e metabólicas. Assim como outras atividades internacionais na área, foi observada uma grande troca de informações no Twitter e a SBEM foi uma das Sociedades atuantes através do perfil @endocrinologia na rede social, com menções dos membros da diretoria da Nacional.
Discussão de Casos
O Dr. Cesar e Dr. Paulo foram os apresentadores da sessão interativa de discussão de casos de doenças hipofisárias, onde foram discutidos quatro casos que permitiram debate sobre diagnóstico e tratamento de prolactinoma, acromegalia, Doença de Cushing e hiperplasia hipofisária. Os representantes da SBEM comentaram que a interação, com perguntas e dúvidas, foi intensa e com excelentes feedbacks em relação ao debate dos casos brasileiros apresentados. Auditório cheio com uma audiência majoritariamente de países da Ásia e Oriente Médio, especialmente do Egito, Irã, Iraque e Azerbaijão. “Foi um momento científico de grande importância para a endocrinologia brasileira, com uma aproximação da Sociedade de uma audiência tão diferente”.
Na mesma sessão foram também apresentados dois trabalhos, selecionados entre os enviados como abstracts para o evento, sendo um da Turquia e outro da Itália. O da Turquia foi de um caso raro de paciente com uma doença de Cushing, com retirada das adrenais (adrenalectomia bilateral), e que, mesmo com os procedimentos, não foi curado. O outro caso, também raro, foi de paciente da Itália de metástase da hipófise de um tumor de cólon no intestino.
O balanço da participação foi muito positivo com uma ótima projeção internacional da SBEM.