noticias gerais

Posse na Academia Paranaense de Medicina

por Jornalismo SBEM em 14 de novembro de 2022


A SBEM Nacional parabeniza o Dr. Cesar Luiz Boguszewski, presidente da Sociedade, pela sua posse como Acadêmico Titular da cadeira número 49 da Academia Paranaense de Medicina (APM). A eleição aconteceu em setembro na Assembleia Geral da APM, tendo sido o padrinho, e grande incentivador da candidatura do presidente da SBEM, o Dr. Henrique Suplicy, presidente da Comissão de História da Endocrinologia da Sociedade.

A cerimônia aconteceu na quarta-feira, dia 9 de novembro, no auditório da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, conduzida pelo presidente da APM, Acadêmico Titular Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, que abriu a sessão magna. A mesa Diretora foi ainda formada pelo presidente e vice-presidente da Associação Médica do Paraná, pelo secretário-geral do CRM-PR, pelo Diretor Executivo da Secretaria de Saúde do Paraná, e pelo presidente da Academia de Odontologia do Paraná.

No discurso de abertura, o presidente da Academia lembrou que o ingresso na APM é o reconhecimento por uma “vida profissional dedicada aos pacientes, aos alunos de medicina, à pesquisa, e aos impulsos que a sociedade emana quando provocada pelas estimulações do comportamento profissional”. Desde sua fundação em 1978, a Academia vem cultivando o estudo das Ciências Médicas, da Ética, da Bioética e da História da Medicina; e estimulando pesquisas nas diversas áreas médicas.

Após a imposição do pelerine e do colar acadêmico, e da entrega do diploma e do busto de Platão, a solenidade prosseguiu com o Dr. Henrique Suplicy fazendo a saudação ao Dr. Cesar Luiz Boguszewski que na sequência proferiu seu discurso, onde saudou o Dr. Trajano Joaquim dos Reis e o Dr. Hélio Germiniani, respectivamente Patrono e Acadêmico Titular Fundador da cadeira número 49 da APM.