comunicados-oficiais

Novos Estatutos e Regulamento Interno da SBEM

por Jornalismo SBEM em 18 de abril de 2023


Depois da aprovação e finalização do registro, estão publicados os Estatutos e Regimento Interno da SBEM, que estão online no site da Sociedade, neste link.

O Dr. César Boguszewski, ex-presidente da SBEM e um dos coordenadores da mudança com a diretoria e Comissão de Estatutos e Regulamentos gestão 2021-2022, afirmou estar muito feliz com este momento. “É importante chamar bastante atenção que, diferente das outras vezes, não se trata só do Estatuto Novo, mas também do Regimento Interno da Sociedade”.

Segundo o Dr. César, essa foi a principal mudança feita nesta atualização do documento. “O Estatuto está mais enxuto e obedecendo a todos os itens que a Legislação Brasileira exige e regulamenta”. Ele explica que não foram incluídas atividades do dia a dia, como eventos, gerenciamentos administrativos que faziam parte, e foram transferidos para o Regimento Interno.

O ex-presidente esclarece que o novo Estatuto é mais flexível e, com o Regimento Interno, as mudanças são mais simples, sem custos e nem necessidade de reuniões gerais para receber alterações. As modificações necessárias podem ser feitas pelo Conselho Deliberativo, que é o órgão de deliberação máxima da SBEM.

A Dra. Nina Musolino, que presidiu a Comissão e coordenou os trabalhos, agradeceu a confiança da diretoria (gestão 2021-2022) para o desenvolvimento de um projeto tão importante e complexo. Ela conta que foram dois anos de trabalho, iniciados assim que a gestão assumiu a presidência, na ocasião. “Foi mais do que uma revisão, foi um novo documento. Mantivemos os Estatutos, com todos os itens que são obrigatórios por Lei, e para que a Sociedade continue com o trabalho de forma ética e legal, como sempre fez”.

Ela reforçou as colocações do Dr. César sobre a necessidade de criar o Regimento Interno fora dos Estatutos. “Não há necessidade de que nos Estatutos constasse data de congressos, periodicidade de eventos, etc., que são situações que mudam com o tempo de acordo com decisões da SBEM”.

A Dra. Nina, que também é ex-presidente da Sociedade, afirmou estar muito satisfeita com o resultado e o andamento do processo. ““Ficamos muito felizes com a participação dos associados que possibilitou a realização da Assembleia e aprovação dos documentos que haviam sido divulgados previamente para apreciação e esclarecimentos das dúvidas dos associados. Com o registro feito de forma tão rápida, mostra que o documento está dentro da Legislação Brasileira e que vai ajudar as próximas diretorias a trabalhar com mais segurança.”

Dr. Cesar finaliza explicando que sobre a facilidade sobre o gerenciamento da Sociedade. “Pensamos na modernização e facilidade administrativa, dando um passo para consolidar o seu crescimento. Que todos os associados procurem ler e se manterem atualizados com os dois documentos”, finaliza.