Está disponível a mais recente edição do Archives of Endocrinology and Metabolism – AE&M. A edição reúne artigos de grande relevância científica, que abordam desde práticas médicas até avanços mais recentes relacionadas à Endocrinologia e Metabologia.
Entre os destaques desta edição está o artigo “A national survey of Brazilian endocrinologists’ practices in educating patients with adrenal insufficiency on stress-induced glucocorticoid adjustments”, assinado pelos doutores Leonardo Vieira Neto, Aline Barbosa Moraes e Giselle Fernandes Taboada. O estudo avaliou como endocrinologistas brasileiros orientam pacientes com insuficiência adrenal em situações de estresse físico — como cirurgias, infecções ou traumas.
Segundo o Dr. Leonardo Vieira Neto, a condição exige cuidados especiais. “Durante essas situações, o paciente precisa dobrar ou até triplicar a dose de corticóide e, em casos mais graves, deve procurar imediatamente um serviço de emergência para receber a medicação de forma injetável”, destacou. “A pesquisa mostrou taxa média de acerto de 63% nas orientações médicas, com destaque para a necessidade de melhorar a prática de indicar que os pacientes mantenham ampolas de corticóide injetável para uso emergencial”, afirma o especialista.
Outro trabalho importante que marca presença na publicação é “Serum microRNA analysis facilitates decision-making between active surveillance and immediate surgery for low-risk thyroid tumors”, assinado pelas doutoras Fernanda Nascimento Faro, Jacqueline Montalvão Araújo, Mariana Mazeu Barbosa de Oliveira, Antônio Augusto Tupinambá Bertelli, Pedro Ivo Ravizzini, Laura Sterian Ward, Nilza Maria Scalissi, Adriano Namo Cury, Rosália do Prado Padovani e Carolina Ferraz.
De acordo com a Dra. Carolina Ferraz, a pesquisa investigou o uso de microRNA sérico para auxiliar na decisão entre vigilância ativa ou cirurgia imediata em casos de câncer papilífero de tireoide de baixo risco. “A vigilância ativa é indicada em microcarcinomas papilíferos de tireoide. O objetivo é acompanhar e identificar os casos que realmente necessitam de cirurgia. Cerca de 80% desses tumores são indolentes e não precisam de cirurgia. Até o momento, o único preditor é o acompanhamento”, afirma. “O estudo buscou um marcador sanguíneo que ajude a diferenciar precocemente quem pode ser acompanhado e quem precisa de cirurgia e a análise de microRNA mostrou-se uma ferramenta promissora para essa decisão”, explica a médica.
A edição também apresenta outros artigos de grande impacto, entre eles, “Association of age and insulin resistance with sex hormone-binding globulin levels in healthy men” – que analisa a relação entre idade, resistência insulínica e os níveis da globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) em homens saudáveis, trazendo novos insights para a compreensão da saúde metabólica masculina; “Should iodine supplementation be universally recommended for pregnant women in Brazil? A position statement from the Thyroid Department of the Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism (SBEM)” – posicionamento oficial do Departamento de Tireoide da SBEM sobre a suplementação de iodo na gestação; e “Diabetic ketoacidosis knowledge in type 1 diabetes: a Brazilian perspective” – estudo que avalia o conhecimento sobre cetoacidose diabética em pessoas com diabetes tipo 1 no Brasil, apontando a necessidade de ampliar a educação em saúde e estratégias de prevenção para reduzir complicações graves.
A publicação está disponível no site oficial da SBEM. e pode ser acessada no link: www.aem-sbem.com.