Destaques do EASD para Novas Terapias e Acesso ao Tratamento

O Congresso da European Association for the Study of Diabetes (EASD) começou nesta segunda-feira (15.09), em Viena (Áustria), reunindo especialistas de mais de 100 países para debater os rumos da pesquisa e do tratamento da doença.

A abertura oficial do EASD 2025 foi realizada pela presidente da Associação, a profa. Chantal Mathieu. Ela deu as boas-vindas aos participantes, lembrando da importância dos debates em uma semana de muita ciência e pesquisa sobre diabetes. Na apresentação, foram mencionados os estudos em andamento que avaliam os efeitos dos diferentes agonistas de GLP-1 e o aumento do arsenal terapêutico para o tratamento do diabetes. (fotos EASD)

Outro tema que ganhou espaço foram as desigualdades no acesso às terapias mais modernas e a necessidade de protocolos personalizados de acordo com os perfis de cada paciente. A presidente da EASD ressaltou a importância da ligação entre a genética e a medicina de precisão, mencionando que é preciso rever as definições dos tipos de diabetes.

Diversos representantes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estão presentes, acompanhando os debates que vão até o dia 19 de setembro. Na foto, Dra. Karen de Marca (presidente eleita da SBEM 2027-2028), Dra. Flavia Coimbra (membro da diretoria da SBEM) e Dr. Clayton Macedo (diretor de comunicação da SBEM).

No Instagram da SBEM, a Dra. Flavia Coimbra, secretária da Sociedade; e a Dra. Karen de Marca, presidente eleita (2027-2028), mencionaram alguns novos tratamentos, reforçando a importância destes medicamentos estarem disponíveis no Sistema Público de Saúde.

Em outro momento, a Dra. Flavia e o Dr. Clayton Macedo, diretor de Comunicação da SBEM, falaram sobre a associação de medicamentos que podem trazer benefícios à saúde de uma forma mais completa.

Premiações

Durante o EASD 2025, o Prof. Andrew Hattersley recebeu o 57º Prêmio Claude Bernard em reconhecimento às suas contribuições para o avanço da genética no diabetes, sua liderança e conquistas ao longo da vida na pesquisa e no tratamento do diabetes.

O Dr. Andrew Hattersley é professor de Medicina Molecular na Universidade de Exeter, Reino Unido. Sua pesquisa inovadora sobre as causas genéticas do diabetes monogênico transformou o diagnóstico e o tratamento em todo o mundo. Ele e sua equipe descobriram que mutações no canal de potássio podem causar diabetes neonatal e que muitos pacientes podem trocar injeções de insulina por comprimidos orais, mudando vidas em todo o mundo.

A Necessidade de Ações Preventivas

São centenas de novas pesquisas apresentadas ao longo de cinco dias de Congresso. Uma delas, que analisou dados de mais de 500 mil participantes do Biobank, do Reino Unido, ao longo de 15 anos, revelou que pessoas com diabetes tipo 2 apresentam progressão mais rápida para múltiplas doenças em comparação àquelas sem a condição.

O estudo foi liderado pela Dra. Jie Zhang, do Steno Diabetes Center Aarhus, da Dinamarca, e entre os achados estão que indivíduos com duas doenças crônicas, incluindo o diabetes tipo 2, tiveram 60% mais risco de desenvolver uma nova enfermidade em relação aos que tinham duas doenças não relacionadas ao diabetes.

A progressão foi ainda mais acentuada em adultos de meia-idade, reforçando a necessidade de intervenções precoces. Segundo os autores, o diabetes tipo 2 atua como um fator dinâmico e com impacto mais forte nos estágios iniciais, que tende a se reduzir à medida que outras doenças se acumulam. A descoberta mostra que são necessárias estratégias de tratamento específicas e adaptadas a cada fase da vida.

Apesar das limitações do estudo, como viés de detecção e características particulares da população do Biobank, os resultados reforçam a urgência de políticas de prevenção e manejo mais eficazes diante da previsão de que a doença atinja 1,3 bilhão de pessoas até 2050.

Acompanhem a cobertura do EASD também nas redes sociais da SBEM. Ao longo dos dias, os especialistas estão gravando diversos vídeos para o Canal do Youtube da SBEM e também será realizado um evento online com highlights com os especialistas brasileiros presentes.