Mais um dia triste na Endocrinologia Brasileira

por Jornalismo SBEM em 29 de julho de 2021


A Endocrinologia Brasileira perde mais um de seus especialistas que fez história na SBEM e na especialidade. Faleceu nesta manhã de quinta-feira, 29 de julho, aos 69 anos, Dr. Amaro Gusmão, membro da Regional de Pernambuco.

Posse Diretoria SBEM Nacional, no Hotel Othon. Rio de Janeiro. 07/03/2009. Foto: Celso Pupo

Dr. Amaro integrou a última diretoria da SBEM Nacional que era composta por membros de uma Regional. Ele foi secretário executivo adjunto na gestão 2007-2008, tendo o Dr. Ruy Lyra como presidente. Uma despedida que deixa os corações mais tristes. Foram dezenas de mensagens nas redes sociais após a divulgação da notícia.

A Regional de Pernambuco também enviou várias manifestações de pesar e saudade pelo adeus ao endocrinologista.

Dra. Lucia Helena Cordeiro – presidente da Regional Pernambuco: “Dr. Amaro teve uma grande importância para a SBEM-PE e para o sucesso do EndoRecife. Mas o seu grande legado foram os ensinamentos como a ética, comprometimento e relacionamento médico-paciente”

Dr. Lucio Villar – ex-membro da diretoria da SBEM Nacional: “Hoje cedo, ficamos sabendo do falecimento de Amaro, um querido amigo há três décadas. Mais uma trágica vítima da Covid-19 aos 69 anos!! Realmente, uma notícia muito triste e lamentável em todos os aspectos!😔😢 Além de ser um pessoa íntegra e do bem, Amaro contribuiu muito para o fortalecimento e crescimento da SBEM-PE, da qual foi presidente no biênio 2011-2013. Foi dele inclusive a sugestão do nome ‘EndoRecife’.  Também teve papel importante no fortalecimento da Residência Médica em Endocrinologia do HC- UFPE, pelo qual foi preceptor por 15 anos. Vai fazer  uma falta danada!”

Dr. Ruy Lyra – ex-presidente da SBEM Nacional: “Lamento muito o falecimento de nosso Amigo Amaro. Ele se distinguia por, além de ser profissional sério, íntegro e competente, ser verdadeiro e leal. Trabalhou muito por nossa SBEM-PE e pela SBEM Nacional. Foi dele a criação do nome EndoRecife. Que Deus o tenha em ótimo lugar. Forças para a família”

Dr. Amaro integrou a diretoria da Nacional gestão 2007/2008, junto com os seguintes membros: presidente: Dr. Ruy Lyra; vice-presidente: Dr. Francisco Bandeira; secretário executivo: Dr. Luiz Griz; tesoureiro: Dr. Gustavo Caldas; tesoureiro Adjunto: Dr. Lucio Villar

Nas duas imagens a seguir, a foto da capa da Folha da SBEM no dia da posse da diretoria, que Dr. Amaro fez farte, assim como palavras dele na posse.

“A SBEM Nacional é, na minha opinião, o maior patrimônio da endocrinologia brasileira. Encaramos o desafio de fazer uma administração extremamente profissional, voltada para o associado, solucionando dificuldades, de forma não-traumática, em benefício da nossa Sociedade. Foi muito bom e extremamente proveitoso participar da gestão nacional nesses dois anos” – Dr. Amaro Gusmão.