noticias gerais

Insulina e GH: 100 anos de Descobertas da Ciência

por Jornalismo SBEM em 12 de setembro de 2021


Valorizar a ciência tem sido uma das mensagens importantes da SBEM e, por isso, grandes descobertas foram apresentadas em duas conferências, durante o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia – e-CBAEM 2021.

Os doutores Dr. Cesar Luiz Boguszewski, presidente da SBEM Nacional, e o Dr. Henrique de Lacerda Suplicy, presidente da Comissão de História, apresentaram a história do hormônio de crescimento e da insulina, respectivamente.

Hormônio de Crescimento

O centenário do hormônio de crescimento, o GH, foi um dos destaques da programação científica do e-CBAEM. A história do hormônio, das pesquisas relacionadas a ele e de sua utilização foi apresentada pelo Dr. Cesar Luiz Boguszewski, na palestra “100 Anos do GH: Um Centenário de Usos e Abusos”. Paralelamente a uma linha do tempo, o especialista foi elencando pontos importantes sobre as descobertas, usos do GH e abusos na utilização.

Segundo Dr. César, o GH é um dos produtos mais testados e vigiados em relação a sua segurança, devido ao grande número de estudos sobre o tema. “Entre as contraindicações no tratamento com o hormônio estão a doença maligna em atividade; hipertensão intracraniana; diabetes descompensado; retinopatia diabética; e alto risco de câncer”, explicou.

Os abusos do uso de GH no esporte também foi comentado pelo especialista, que lembrou de diversos casos de exclusão de atletas em competições mundiais, incluindo nas Olimpíadas de Tóquio. Através de estudos, Dr. César ainda falou sobre o uso antiético do GH como elixir da juventude com fins estéticos e antienvelhecimento, ressaltando que nessas situações os riscos de GH são muito maiores do que os alegados benefícios.

Por fim, o endocrinologista citou as perspectivas futuras sobre o tratamento e a utilização do GH, entre elas, o monitoramento contínuo da eficácia e segurança de crianças e adultos tratados com o hormônio e o desenvolvimento de biomarcadores da resposta terapêutica do GH.

Durante as próximas semanas, começa mais uma série especial de podcast com os 100 anos do GH, no site, nas plataformas de áudio e no aplicativo da SBEM.

Insulina

Este ano é especial e histórico para a endocrinologia. É comemorado os 100 anos da descoberta da insulina, medicamento que revolucionou o tratamento do diabetes e mudou a vida dos pacientes.

O tema não poderia deixar de ser lembrado no e-CBAEM 2021. O Dr. Henrique Suplicy, presidente da Comissão de História da Endocrinologia da SBEM, foi o escolhido para contar sobre essa descoberta na Conferência “100 Anos de Insulina: A História de um Hormônio”.

O especialista apresentou toda a cronologia da descoberta, a evolução das insulinas e destacou a riqueza da história da endocrinologia. Ele enfatizou que é muito importante que os jovens médicos conheçam a história da especialidade. “Não se conhece ciência quando não se conhece a história”, ressaltou o endocrinologista.

Para marcar o centenário da descoberta da insulina, a SBEM preparou uma série especial de podcast com cinco episódios. A série está disponível no site, no aplicativo e no soundcloud da Sociedade.