noticias científicas

Endo 2022 em Atlanta

por Jornalismo SBEM em 16 de junho de 2022


De 11 a 14 de junho aconteceu em Atlanta o Endo 2022, Congresso Anual da Endocrine Society, que este ano voltou para a edição presencial, e mantida a versão online. Dos cerca de 7 mil presentes foram aproximadamente 3 mil presentes e 4 mil acompanhando a atividade pela plataforma online.

Diversos brasileiros estiveram presentes e participaram, inclusive, de reuniões sobre o 35º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, além de encontros com a diretoria da Endocrine Society e a reunião da Global Endocrine Leadership Coalition.

O Dr. Cesar Boguszewski, presidente da SBEM Nacional, e que esteve no evento destacou a presença de brasileiros em Atlanta em apresentação de trabalhos e acompanhando as atividades. “Tivemos um grande grupo de brasileiros, desde pós-graduandos, residentes e os médicos com mais experiência na área”. A Dra. Mônica Gadelha, presidente de Comissão Internacional, integrou a equipe da comissão que organizou a programação científica do Endo 2022, além de palestrar. Diversos endocrinologistas brasileiros também apresentaram trabalhos, foram mediadores de mesas redondas e simpósios.

Encontros Administrativos

A primeira reunião em Atlanta contou com presidente da SBEM, Dr. Cesar Boguszewski; Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da Comissão Executiva do #CBEM2022; e Dr. Paulo Miranda, vice-presidente da SBEM e presidente da Comissão Científica do Congresso teve com foco o CBEM 2022. Na conversa, os ajustes finais da programação, incluindo os convidados internacionais e um workshop com a Endocrine Society.

Diversos endocrinologistas brasileiros, que são palestrantes do Congresso, estiveram no Endo 2022 e, com isso, trarão as mais recentes novidades mundiais na área da Endocrinologia e Metabologia para a 35ª do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.

A diretoria da SBEM Nacional e Comissão Internacional também realizaram um encontro com a Endocrine Society. A ES, que tem nova presidente, recebeu muito bem a continuidade da parceria com a SBEM. Pela Endocrine Society estiveram na reunião, o ex-presidente Dr. Gary Hammer; a presidente 2021/2022 Dra. Carol Wysham; e a presidente eleita Dra. Ursula Kaiser. Também esteve no encontro a CEO da Endocrine Society, Kate Fryer.

A última reunião foi do GELC (Global Endocrine Leadership Coalition). A primeira foi no dia 6 de abril, online, e noticiada no site da SBEM. O encontro foi híbrido e a SBEM participou junto com representantes das sociedades de Endocrinologia da Coreia do Sul, Canada, Austrália, México, Sri Lanka, Nepal, Tailândia, Argentina e European Society of Endocrinology.

Pela SBEM, estiveram nos debates o Dr. Cesar Boguszewski, Dr. Paulo Miranda e Dra. Mônica Gadelha. Entre as propostas, o presidente da SBEM sugeriu a inclusão do tema sobre o uso abusivo de hormônios e suplementos por não endocrinologistas e outros profissionais de saúde. A ideia foi aprovada de forma unânime por se tratar de um problema observado em todos os países participantes e está em primeiro lugar na lista de tópicos que serão foco de ações do GELC.

“Observamos a alegria dos participantes do Endo 2022 em estarem em um evento presencial. A preferência pelo formato é muito maior, porque além de assistir as aulas, é fundamental a interação entre os especialistas, as conversas de corredores, o olho no olho, o que é o diferencial nos debates em congressos”, reforçou o Dr. Cesar.

Ao longo das semanas, a SBEM trará o olhar dos Departamentos Científicos analisando debates que aconteceram durante o congresso. Durante todo o período do evento, foram publicados insights, principalmente no Twitter da SBEM (canal mais utilizado pelas sociedades internacionais) e flashes das reuniões no Instagram.