noticias gerais

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

por Jornalismo SBEM em 11 de outubro de 2021


Em 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Nesta importante data comemorativa, a SBEM e a Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão convidam para uma reflexão sobre como combater o capacitismo.

Capacitismo é a caracterização da discriminação e preconceito sofridos pelas pessoas com deficiência. Pode se manifestar de forma ativa e deliberada (insultos, considerações pejorativas, arquitetura inacessível) ou passiva (tratamento de pena ou de inferioridade).

O Dr. Bruno Ferraz, presidente da comissão, lembra que a Lei Brasileira de Inclusão (LBI, Lei Federal 13.146/15) estabelece no seu artigo 4º que “toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas e não deve sofrer nenhuma espécie de discriminação”. Neste sentido, ele enfatiza que é necessário evitar o uso de termos como “pessoa com necessidades especiais” ou “pessoa deficiente”, privilegiando o uso de “pessoa com deficiência” ou “diversidade funcional”.

“Muitas doenças endocrinológicas resultam em deficiência física: amputações decorrentes das complicações crônicas do diabetes, baixa estatura, deformidades ósseas decorrentes de doenças osteometabólicas como osteogênese imperfeita, raquitismos, dentre tantas outras. Assim, é de extrema importância acolher e respeitar nossos pacientes e colegas com deficiência física, e ativamente combater o capacitismo ao qual possam estar sujeitos”, explicou o endocrinologista.

Para reforçar a informação, a SBEM divulgou a mensagem sobre a reflexão nas redes sociais da entidade. A Comissão é composta – além do Dr. Bruno – pelos seguintes especialistas: Dra. Fernanda de Azevedo Corrêa, Dra. Karen de Marca, Dra. Ticiana da Costa Rodrigues, Dr. Jorge Eduardo da Silva Soares Pinto, Dra. Margaret de Castro e Dr. Magnus Regios Dias da Silva.

Crédito da imagem: Viviane Alvarez, domínio público, via Wikimedia Commons