noticias gerais

Dia Mundial da Menopausa: “Que Onda É Essa?”

por Jornalismo SBEM em 18 de outubro de 2022


18 de outubro é o Dia Mundial da Menopausa e a SBEM, por meio do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT)*, presidido pelo Dr. Alexandre Hohl, faz um alerta sobre as variações das mudanças no organismo da mulher na menopausa.

A transição menopáusica é o período de vida da mulher caracterizado por transformações físicas e emocionais, decorrentes do desequilíbrio da produção hormonal. É um momento de mudança, cujos sintomas variam de pessoa a pessoa e podem impactar negativamente a qualidade de vida da mulher.

As ondas de calor, também conhecidas como fogachos, são um dos sintomas mais típicos da menopausa. Resultam de alterações no centro de regulação da temperatura corporal e acontecem predominantemente à noite, interferindo de forma importante na qualidade do sono. Podem ocorrer também ao longo do dia, gerando em muitas mulheres, constrangimento e ansiedade.

Entretanto, além dessas características, os fogachos e suores noturnos vêm se constituindo marcadores de risco cardiovascular. Mulheres com esses sintomas mais intensos têm maior incidência de infarto do miocárdio (coração) e acidente vascular cerebral (derrame).

Hábitos alimentares saudáveis, cuidados com o sono, exercício físico e controle do estresse podem melhorar essa sintomatologia. Mas, sem dúvida, a terapia hormonal da menopausa é o tratamento mais eficaz para ajudar as mulheres a não sofrerem com os desagradáveis efeitos dessas ondas.

Informações de conscientização não só para as mulheres, mas também para familiares e sociedade em geral são essenciais para ajudá-las a atravessar esse mar revolto de pluralidade de sensações.

*Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade – Dr. Alexandre Hohl (presidente), Dra. Mônica de Oliveira (vice-presidente) e os diretores: Dr. Ricardo Martins da Rocha Meirelles, Dra. Poli Mara Spritzer, Dr. Marcelo Fernando Ronsoni, Dra. Karen Faggioni de Marca Seidel e Dr. Alexis Dourado Guedes.