noticias científicas

Desabastecimento de Insumos Radioativos

por Jornalismo SBEM em 21 de setembro de 2021


SBEM emite carta de apoio à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) para o restabelecimento da produção de insumos radioativos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN).

O documento, assinado pelo presidente da SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski, solicita que as autoridades competentes se mobilizem para o restabelecimento da produção dos insumos radiológicos, substâncias necessárias para o diagnóstico e o tratamento de pacientes com diversas doenças, incluindo algumas endocrinopatias.

A SBEM solicita ação urgente das autoridades competentes para o restabelecimento da produção porque a suspensão causará importantes danos à sociedade como um todo.

– Carta em arquivo em PDF

Carta de apoio à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear para restabelecimento da produção de insumos radioativos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear

Com consternação, recebemos a informação da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) sobre o desabastecimento de insumos radioativos para a Medicina Nuclear brasileira a partir da suspensão da produção de fármacos e isótopos radioativos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN), em 20/09/2021.

Vários pacientes atendidos por médicos endocrinologistas dependem da medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de suas doenças e serão gravemente prejudicados caso essa situação não seja rapidamente revertida.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) vem a público manifestar-se em favor da SBMN, reafirmando que “a suspensão causará importantes danos à sociedade como um todo, seja em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde, que representam importante parcela dos indivíduos que se beneficiam da energia nuclear em prol de seus diagnósticos e tratamentos, seja em pacientes atendidos pelo Sistema de Saúde Suplementar”.

A SBEM solicita que as autoridades competentes se mobilizem de forma urgente para que o Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN) possa restabelecer o mais brevemente a sua rotina para a produção de insumos radioativos essenciais para a manutenção das atividades da Medicina Nuclear no Brasil.

César Luiz Boguszewski
Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)


Sobre o Desabastecimento

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que se utiliza de pequenas doses de material radioativo, para a realização de exames e tratamentos em pacientes e que está sofrendo uma grave crise de desabastecimento.

O seu uso tem uma ampla gama de procedimentos modificadores de história natural de diversas doenças, seja por permitir diagnósticos mais precisos, seja por sugerir procedimentos cirúrgicos necessários.

Segundo nota da SBMN, o presidente Dr. George Coura Filho, informou que a suspensão que foi anunciada, causará graves danos à sociedade.

Recentemente, o IPEN anunciou que depende da liberação de verbas orçamentárias extraordinárias para a retomada de seu funcionamento. Para isso, depende também da aprovação no Congresso Nacional, de projeto de nº16, de 2021. “Até que isto seja aprovado, a Medicina Nuclear brasileira fica de mãos atadas, e os pacientes, sem seus devidos procedimentos médicos”, relata a SBMN.