noticias científicas

Debate Científico: Endocrinologia e Exercício

por Jornalismo SBEM em 30 de março de 2022


Mais uma edição com excelentes resultados, o SIEEX – Simpósio Integrado de Endocrinologia e Exercício se consolidou com um ponto de importante debate científico, de um tema que ocupa cada vez mais consultórios e clínicas. Entre os resultados, que vão se acumulando desde a primeira edição, está a passagem de Comissão Temporária da Endocrinologia do Exercício e do Esporte (CTEEE) para Departamento na próxima gestão.

O Dr. Clatyon Macedo, presidente da CTEEE e do evento, explica sobre a evolução do trabalho e os resultados da atividade científica da SBEM Nacional.

Reportagem SBEM: O que observou de diferente na participação deste ano no SIEEX?

Dr. Clayton Macedo: Não somente nessa edição, mas em toda história do SIEEX, o sucesso no projeto e a sua grande contribuição para que a Comissão da Endocrinologia do Exercício e do Esporte, que iniciou como temporária, na próxima gestão, passará a ser o 11º departamento da SBEM.

Reportagem SBEM: Foi um evento com uma transmissão diferente das anteriores, já podem avaliar o resultado?

Dr. Clayton Macedo: Muito importante destacar que esta aparente dificuldade que a pandemia provocou, trouxe uma grande conquista: além da democratização do conhecimento, o SIEEX, neste formato, chegou aos locais mais distantes, de norte a sul do Brasil e este ano atravessou fronteiras, e hoje chegou em dois continentes: europeu e africano.

Reportagem SBEM: O que considera como grandes destaques dos debates?

Dr. Clayton Macedo: A preocupação e cuidado de cada palestrante em preparar e apresentar magistralmente aquilo que há de mais relevante e atual no tema proposto, e aos moderadores pela excelente condução dos trabalhos.

Reportagem SBEM: A parceria das sociedades científicas da área é um diferencial?

Dr. Clayton Macedo: Trabalhamos muito em equipe: a Comissão da Endocrinologia do Exercício e do Esporte (CEEE), comissão científica da SBEM, e o apoio científico das sociedades parceiras: SBD, SBMEE e ABESO e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) foram primordiais para o sucesso do SIEEX

Reportagem SBEM: Qual foi a audiência do SIEEX?

Dr. Clayton Macedo: A 4ª edição do SIEEX contou com a participação de 518 inscritos, de 25 estados brasileiros, além das participações internacionais.

Reportagem SBEM: O material permanece disponível para inscritos por quanto tempo?

Dr. Clayton Macedo: Esta informação consta no site www.sieexsbem.com.br, em Termos e Condições. O acesso às aulas gravadas do SIEEX 2022  é concedido ao participante inscrito,  por até seis meses, contados a partir da data da transmissão/realização do evento, com disponibilização das aulas cujas gravações tenham sido autorizadas pelo palestrante.