Confira Alguns dos Destaques da Edição Número 5 dos AE&M

A nova edição dos Archives of Endocrinology and Metabolism (AE&M) já está disponível e reúne artigos originais que abordam temas de grande relevância clínica e científica na Endocrinologia contemporânea. Os textos podem ser acessados no site da publicação neste link.

Entre os destaques desta edição está o estudo “Clomiphene or enclomiphene citrate for the treatment of male hypogonadism: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials”, que tem entre seus autores o diretor do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade da SBEM, Dr. Alexandre Hohl.

Segundo o especialista, a pesquisa consolida evidências científicas que vêm sendo acumuladas ao longo dos últimos anos, indicando que o clomifeno pode ser uma alternativa viável para o manejo do chamado hipogonadismo funcional, condição em que o organismo masculino reduz a produção de testosterona, mas ainda com possibilidade de reversão.

Para o endocrinologista, a publicação reforça evidências sobre essa abordagem terapêutica. “O clomifeno, tradicionalmente indicado para indução da ovulação em mulheres, atua também sobre o eixo hipotálamo-hipófise-testículo nos homens e estimula a hipófise a produzir LH e FSH, hormônios que, por sua vez, aumentam a produção natural de testosterona e podem favorecer a espermatogênese”, explica. “Trata-se de uma estratégia que preserva a fertilidade — algo fundamental para pacientes jovens com hipogonadismo funcional”, afirma.

Ainda de acordo com o Dr. Hohl, a pesquisa evidencia que o tratamento é eficaz apenas em pacientes com hipogonadismo funcional, nos quais há preservação da hipófise e dos testículos. “Não se aplica a quadros orgânicos definitivos, como atrofia testicular ou pan-hipopituitarismo, mas, para o grupo adequado de homens, os resultados são consistentes”, conclui o especialista.

Além deste estudo, a nova edição dos Archives of Endocrinology and Metabolism apresenta outros trabalhos de destaque, como “Metabolic comorbidities and post-transplant outcomes in Metabolic dysfunction-Associated Steatotic Liver Disease (MASLD): a cohort study from a Brazilian tertiary center”, que analisa os desfechos metabólicos e pós-transplante em pacientes com MASLD em um centro de referência brasileiro.

Outros artigos relevantes incluem “Response to the comment on: ‘Diabetic retinopathy and diabetic kidney disease, either isolated or associated, impact on the 10-year risk of cardiovascular disease: are we dealing with similar conditions?’” e “Rapid and dose-dependent increase of 25(OH)D levels after calcifediol supplementation in a woman with obesity, chronic liver disease, and osteoporosis”, ampliando o escopo da edição em torno de temas de interface metabólica e endocrinológica.

O número 5 do volume 69 dos AE&M ainda contempla outros 9 artigos originais reportando novidades nas áreas de diabetes, obesidade e tireoide, além de um consenso sobre quilomicronemia familiar, relatos de casos e duas cartas ao Editor comentada pelos autores. Imperdível!