Noticias sobre campanhas

Campanha do Dia Mundial do Diabetes 2021

por Jornalismo SBEM em 10 de novembro de 2021


Como acontece anualmente, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes estão juntas para a campanha pelo Dia Mundial do Diabetes.

Durante todo o mês de novembro serão publicadas informações voltadas ao público leigo para ampliar o conhecimento sobre o diabetes. O tema definido para 2021 é: Acesso ao cuidado para o diabetes.

Novembro Diabetes Azul

O presidente da SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski, ressalta que o diabetes é uma doença traiçoeira, que pode não se manifestar com muitos sintomas e dar os primeiros sinais já com as complicações relacionadas ao excesso do açúcar no sangue. “Muitos dos pacientes adultos, com diabetes do tipo 2, são assintomáticos e a doença vai se desenvolvendo ao longo do tempo silenciosamente. O excesso do açúcar no sangue compromete vários órgãos, por afetar a parte vascular e nervosa. A doença é uma das principais causas das doenças vasculares e cardíacas, como infarto agudo do miocárdio e os derrames vasculares”, destaca.

Ele reforça que datas como essa são importantes justamente para a conscientização sobre a doença e sua prevenção.

A coordenadora do Departamento de Campanhas da SBD, Dra. Dhianah Santini de Oliveira, aponta que este cenário é muito preocupante. “No Brasil, 50% da população não sabe que tem a doença. Em boa parte dos casos, a descoberta ocorre em virtude de sintomas iniciais decorrentes de alguma complicação”.

A médica explica que, em função da pandemia, aumentou a dificuldade em manter a alimentação saudável e frequência de atividade física. Esse quadro contribuiu para o surgimento de novos casos de diabetes e para a desestabilização dos níveis de glicemia entre aquelas que já iniciaram tratamento.

Números do Diabetes

O tradicional mês de conscientização sobre diabetes – Novembro Diabetes Azul – começou com um dado alarmante, o aumento de 16% na incidência de diabetes em meio à população adulta em todo o mundo.

De acordo com a International Diabetes Federation, entre 2019 e 2021, o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões – totalizando 537 milhões de adultos. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença (cerca de 7% da população).

Com a pandemia de Covid-19 surgiram mais dificuldades no acesso e evasão dos sistemas de saúde. No início de dezembro, a IDF vai lançar a edição 2021 do Atlas Mundial do Diabetes com dados recentes – diabetesatlas.org – que podem ajudar as políticas públicas a tomar decisões baseadas em dados.

Ações em Conjunto

Para ampliar o acesso a informações seguras e a conscientização sobre o diabetes, as duas Sociedades Científicas e suas Regionais pelo país, vão promover uma série de ações de esclarecimento, em um trabalho em conjunto entre diversos Departamentos e Comissões.

Um especial sobre 100 anos da insulina e doenças que se inter-relacionam com o diabetes, como saúde do coração, neuropatias, pé diabético, obesidade e outros estão entre os conteúdos divulgados.

Fiquem atentos às redes sociais da SBEM e da SBD onde o material está sendo divulgado. Lembrem-se de compartilhar informação segura porque ela  faz bem a saúde da população.