Modificações no comportamento alimentar

Eventos Médicos

Modificações no comportamento alimentar

por site em 12 de março de 2010


Os objetivos da terapia comportamental são os de auxiliar os pacientes a melhorarem seus hábitos alimentares, a aumentarem a atividade física, modificando assim o estilo de vida através da adoção de hábitos mais saudáveis que os auxiliem não só à perda de peso mas também à manutenção do peso perdido.

Para se estabelecer um plano de mudanças comportamentais é necessário, inicialmente, estabelecer os hábitos alimentares de cada paciente. Isto requer que cada paciente monitorize seu próprio comportamento alimentar através do registro do tipo de alimento que estão habituados a ingerir, os locais onde estes alimentos são consumidos, a frequência com que os alimentos são consumidos e a condição emocional no momento do consumo destes alimentos. Através da análise destes registros os próprio indivíduos são capazes de identificar as problemas passíveis de serem corrigidos, particularmente no que diz respeito aos locais e aos períodos do dia que facilitam a ingestão maior de alimentos ou de calorias.

A utilização de uma tabela para estes registros, proposta por Bray em 1999, pode ser útil (Tabela1). Cada um dos componentes desta tabela poderá ser também analisado separadamente, na tentativa de modificar cada um deles por vez. Assim poderá se tentar modificar inicialmente, por exemplo, o horário das refeições para posteriormente tentar mudar o local ou as condições do ato de alimentar-se.

Identificado o problema deve-se então tentar quebrar a cadeia de eventos que levam a perpetuá-lo. Por exemplo, para alguém que na volta do trabalho tem o hábito de parar em uma doceira e comprar um doce, o melhor seria mudar o caminho de casa. Para alguém que se alimenta muito rapidamente o melhor seria estabelecer um número maior de vezes com que um alimento é mastigado. Na Tabela 2 encontram-se listadas técnicas úteis para o controle de estímulos que levam a aumentos no consumo alimentar.

O suporte social também é importante para que as mudanças de hábito também ocorram. É fundamental que familiares ou amigos reforcem de forma positiva as mudanças de comportamento que o paciente está tentando implementar. Atitudes de familiares no sentido de dificultar tais mudanças podem ser desastrosas para uma pessoa que se dispõe a perder peso. Para alguns cônjuges, a perda de peso e a aquisição de melhor aparência do outro pode ser um fato ameaçador . Tal fato deve ser identificado logo no início e, se possível, corrigido para não comprometer o sucesso do tratamento. Os familiares e amigos são também importantes no sentido de auxiliar o paciente a se comportar em situações difíceis como festas, jantares onde há necessidade de dizer “não” para os alimentos oferecidos muitas vezes de forma insistente.

DATA ALIMENTO OU
BEBIDA
QUANT.> REFEIÇÃO OU MERENDA >NÍVEL DE FOME (*) ATIVIDADE DURANTE A ALIMENTAÇÃO
           
           
           

(*) Utilize os seguintes indicadores (nenhuma = 0 / extrema = 3)

HORA DO DIA DURAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO LOCAL DA ALIMENTAÇÃO COND. SOCIAL (*) HUMOR ANTES DE COMER HUMOR APÓS
COMER
           
           
           

 (*) Refeição com a família, refeição fora de casa, refeição no local de trabalho, refeição sozinho.

A terapia comportamental também inclui auto-suporte. Isto implica em transformar pensamentos negativos em positivos diante de falhas que possam ocorrer. Por exemplo, se o paciente consome um pedaço de bolo que não se encontra dentro de seu plano alimentar, sua resposta ao fato pode ser negativa e sentindo-se frustrado poderá a vir a comer todo o bolo. Uma resposta positiva seria a de reconhecer a falha e tentar voltar ao plano inicial.

 

Tabela 2 . Técnicas de Controle de Ingestão de Alimentos

• Procure fazer três refeições ao dia.
• Procure se alimentar todos os dias na mesma hora
• Procure se alimentar sempre no mesmo local da casa.
• Coma somente se estiver sentado. Isto evitará consumir pequenas quantidades de alimento, em pé, diante da geladeira por exemplo.
• Concentre-se nos alimentos que está consumindo
• Elimine distrações tais como ler ou assistir televisão
• Use pratos pequenos para os alimentos e não coloque travessas com alimentos sobre a mesa.
• Cozinhe porções menores de alimentos.
• Diminua o ritmo da refeição descansando os talheres por sobre a mesa ou ingerindo água entre as garfadas.
• Não use condimentos calóricos
• Não faça compras de alimentos nos supermercados antes das refeições. Isto ajuda a evitar a compra maior e desnecessária de alimentos calóricos.
• Evite servir-se pela segunda vez

 

Várias alterações de comportamento e de estilo de vida são preditivas de sucesso no tratamento para perda de peso. Pessoas com mais auto-estima são mais motivadas e mais capazes de se concentrar para conseguir mudanças em sua condição de saúde, capacidade física e aparência. Outros fatores que predizem sucesso são o suporte social e a disposição para aumentar a atividade física. Fatores que predizem o insucesso incluem baixa auto-estima, depressão e ansiedade. Pessoas que freqüentemente são obrigadas a viajar, a comparecer a jantares e recepções, a comer fora de casa encontram maiores dificuldades para controlar a ingestão de alimentos e para exercitar-se com regularidade e são mais propensos ao insucesso.

Uma vez que a terapia comportamental também não cura a obesidade, os esforços devem se concentrar na prevenção secundária do ganho de peso. Como pode ser visto na Figura 2 a alteração do comportamento alimentar de forma isolada produz perda de peso considerável inicialmente, mas a reposição de peso é também evidente após 18 meses. Resultados melhores são obtidos com uma abordagem que envolve não só alteração de comportamento mas também a adoção de outras formas de terapêutica. A maior perda de peso e a menor reposição pode ser obtida quando à mudança de comportamento se associa o maior contato social, o aumento da atividade física e o auxílio de uma psicoterapeuta.