SBEM lança e-book sobre Marketing Digital para Endocrinologistas

por Jornalismo SBEM em 9 de junho de 2022


Qualquer ação online caracteriza marketing digital? Estar na internet e ter um site é o suficiente? Quais são as melhores estratégias e como colocá-las em prática para ter um posicionamento no universo online? Essas e outras perguntas foram respondidas no e-book sobre Marketing Digital editado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que pode ser acessado gratuitamente através do site da SBEM no endereço www.endocrino.org.br, na área de “Publicações”, “Livros da SBEM”.

Introdução ao Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Estratégias de Marketing Digital, Marketing em Redes Sociais, Marketing em Plataformas de Busca e os Aspectos Éticos são os temas dos seis capítulos da publicação, apresentados em 86 páginas.

“Este Manual é mais um benefício que a SBEM proporciona ao seu quadro associativo e a comunidade médica brasileira, trazendo importantes reflexões sobre um tema contemporâneo de relevância cada vez maior no nosso mundo interligado virtualmente através das inúmeras redes sociais. Essa relevância se traduz principalmente na necessidade de aprendermos a identificar e separar as informações médicas e científicas de qualidade da “pseudociência picareta”, a Medicina baseada nas melhores evidências do negacionismo e das teorias conspiratórias”, analisa o presidente da SBEM, César Luiz Boguszewski.

Na visão do presidente da SBEM é preciso que o endocrinologista fique atento aos limites éticos da exposição médica nas redes sociais. “Como uma boa bula, este Manual debate as indicações, as contraindicações, as precauções e os eventos adversos que podem advir da atuação correta ou inadequada nas mídias sociais”, complementa.

A publicação foi coordenada pelos integrantes da Comissão de Valorização de Novas Lideranças (CVNL) da SBEM, os endocrinologistas Mateus Dornelles Severo (presidente), Andressa Heimbecher, Nathalia Lisboa Rosa Almeida Gomes e Tayane Muniz Fighera, além da publicitária Diâmela Porto Gindri. O Manual teve a colaboração de sete especialistas do país em Marketing Digital, além de três endocrinologistas e uma oftalmologista.

O presidente da CVNL, Mateus Dornelles Severo, revela que a cansativa luta da SBEM contra a má prática de falsos especialistas é travada diuturnamente há anos. Por muito tempo, explica o endocrinologista, os maus profissionais nadaram sozinhos no oceano das redes sociais, aproveitando-se de práticas antiéticas e, até mesmo ilegais, para ganhar popularidade. “Esperamos que este manual ajude o endocrinologista a identificar os bons prestadores de serviços de marketing digital para que sua presença nas redes sociais seja significativa e, acima de tudo, ética”, finaliza.

Acesse o e-book sobre Marketing Digital para Endocrinologistas.