70 Anos dos AE&M 

por Jornalismo SBEM em 25 de agosto de 2021


Em 2021, os Archives of Endocrinology and Metabolism completam 70 anos. A Revista é a publicação científica oficial da SBEM Nacional, tendo como atual editor-chefe o Dr. Marcello D. Bronstein,  16 co-editores e diversos especialistas brasileiros compondo o grupo editorial.

Uma série de atividades para marcar a data está programada, incluindo ações durante o eCBAEM 2021, criação de logomarca comemorativa e uma série de Podcast com entrevistas com os editores-chefes, que estiveram à frente da publicação.

No primeiro episódio, o Dr. Marcello conta sobre o momento vivido pela publicação, sobre o aumento do Fator de Impacto, a importância dentro da Endocrinologia e Metabologia e o início da publicação.

No segundo episódio, o Dr. Claudio Kater conta sobre o período que esteve à frente da Revista – de 1995 a 2006. Foi durante este período, que a Revista completou 50 anos, com uma edição especial onde foram reproduzidos, e atualizados, os temas da edição número 1 dos AE&M.

No terceiro episódio da série sobre os 70 anos dos Archives of Endocrinology and Metabolism, a Dra. Edna Kimura conta sobre as grandes mudanças na época em que ocupou o cargo de editora-chefe, de 2007 a 2010. Entre os pontos destacados a amplificação do alcance da Revista Científica.

O Dr. Sergio Dib é o convidado do quarto episódio da série especial. Ele fala sobre sua gestão como editor-chefe, de 2011 a 2014. Manter a regularidade da Revista era um dos grandes desafios da publicação. Já a composição do grupo editorial era um dos pontos mais positivos daquela época.

Como eram decididos os temas e a classificação dos artigos? Escutem a entrevista do Dr. Dib, que relata sobre o que acontecia.

No penúltimo episódio da série especial dos 70 anos dos Archives of Endocrinology and Metabolism, o Dr. Antonio Roberto Chacra relembra os fundadores da Revista e a retomada da publicação, através de um trabalho do Dr. Armando Aguiar Pupo. Ele afirma ter sido um momento especial da carreira e acredita que é fundamental valorizar e lembrar da história da Endocrinologia.

O Dr. Rui Maciel, editor dos Archives of Endocrinology and Metabolism de 1991 a 1994, encerra a série de entrevistas da série especial dos 70 anos da Revista Científica da SBEM. O especialista diz que foi um sonho estar à frente da publicação e lembra da grande amizade entre os membros do conselho editorial, que se dedicavam de corpo e alma. “Dar chance aos jovens é o melhor caminho para o sucesso da Revista. É preciso, sempre, dar voz a eles”.

Sobre a Revista

São seis números publicados por ano e, em função de toda a mudança na comunicação nos últimos tempos, adotou só a versão online, de fácil acesso pela internet no endereço – www.aem-sbem.com.

Para ampliar o alcance dos artigos, em 2015, passou a ser publicada somente em inglês.

Recentemente criou o perfil no Twitter para divulgação de artigos e engajamento internacional nas redes sociais – @OfMetabolism

Desde sua criação teve 13 editores, sendo os doutores Waldemar Berardinelli e Thales Martins os fundadores dos AE&M.