Dia Mundial do Diabetes 2019

relogio 04/11/2019 - 10:14 datas importantes

Novembro começa com a divulgação do Dia Mundial do Diabetes e das atividades das Regionais da SBEM para marcar a data – 14 de Novembro. As ações são em conjunto com a SBEM Nacional, SBD, Comissão de Campanhas e de Comunicação Social da SBEM.

Caminhadas, corridas, conversas com o público leigo e ação em redes sociais estão sendo programadas. A campanha está sendo chamada de Novembro Diabetes Azul.

Importância da Divulgação

A SBEM divulgará as diversas ações realizadas pelas Regionais nas redes sociais e para engajar o público é importante usar as hashtags

- #diabetes #NovembroDiabetesAzul #SBEM #Diabetes #wdd (World Diabetes Day, para alcançar outros países).

Serão ações ao longo de todo o mês de novembro, além de um reforço no dia 14 de novembro – que é a data principal – onde se concentra um grande número de atividades, repercutindo por centenas de países.

A data – 14 de Novembro - foi instituída pela International Diabetes Federation e aprovada pela Organização das Nações Unidas. Auxiliar na divulgação é reforçar a importância do diagnóstico e tratamento preventivo, além de mostrar aos governos a importância de investimento na área de saúde.

Canais de comunicação da SBEM nas redes sociais.

- No Instagram - @sbemnacional

- Na Facebook - /sbemnacional

- No Twitter - @endocrinologia

Como programação especial, no dia 14 de Novembro, o Cristo Redentor será iluminado de azul, através de uma ação conjunto da SBEM e da SBD. Representantes das duas entidades estarão presentes. 

Clique neste link para ver a programação de todas as Regionais da SBEM 

Números do Diabetes

Segundo o Atlas Mundial de Diabetes da IDF – cuja nova atualização será divulgada no fim deste ano, no Congresso Mundial de Diabetes – o Brasil tem 12.5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é que esse número chegue a 20.3 milhões em 2045. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5.7 milhões de indivíduos.

Todas as edições do Atlas Mundial do Diabetes estão disponíveis para download [ https://www.idf.org/e-library/epidemiology-research/diabetes-atlas.html]

Tema da Campanha 2019

Diabetes Proteja sua Família continua sendo o tema central do Dia Mundial do Diabetes. No Brasil foi adotado também o slogan Novembro Diabetes Azul.

As mensagens centrais são para que pacientes tenham atenção no controle da glicemia, para evitar complicações crônicas do diabetes mal controlado.

dia mundial do diabetes

Mensagens Importantes pelo Dia Mundial do Diabetes

- Uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida.

- Pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais dos que as outras.

- Exame anual de sensibilidade nos pés previne úlceras e amputações.

- Doença renal é dez vezes mais comum em pessoas com diabetes.

- Atividade física é fundamental para um bom controle do diabetes.

- A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente e seu médico.

 

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM