Programação do Dia Mundial do Diabetes 2019

relogio 04/11/2019 - 10:45 Campanhas Públicas

São dezenas de atividades preparadas pelas Regionais da SBEM, para a campanha do Dia Mundial do Diabetes. Informação ao público, caminhadas, corridas, atividades didáticas, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre alimentação saudável, iluminação azul em locais públicos, divulgação na imprensa e diversas outras propostas fazem parte das campanhas pelo país.

Vejam as programações.

Regional Alagoas

- No dia 10 de novembro - Informações aos pedestres sobre diabetes, aferição de pressão arterial, IMC e glicemia na Av. Sílvio Vianna, bairro Ponta Verde, das 8h30 às 12h00.

- No dia 13 de novembro - Atividades educativas, com aferição de pressão arterial e glicemia no Ambulatório do CEDOHC – Bloco B PAM Salgadinho das 8h às 12h.

- 14/11 Atividades educativas, execução de atividades didáticas  com foco em amostras de alimentos e bebidas e seu teor glicídico acontecerá no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA das 08h00 às 12h00.

- Orientação e distribuição de folders na Ponta Negra - local de largada e chegada da prova - Tour Azul.

- Pocket talk - uma conversa sobre diabetes com cinco endocrinologistas, levantando dúvidas mais frequentes para o Instagram e canal do Youtube.

- III Acampamento da Criança com Diabetes tipo 1 do Amazonas - para 70 pacientes diabéticos - com atividades educativas para as crianças e suas famílias.

Regional Amazonas

- 03/11- III Acampamento para Diabéticos Tipo 1- atividades de educação e orientação para 70 pacientes .

- 13/11- Entrevista da Dra. Deborah Laredo Jezini para o agora e para o Blog de entrevistas do jornalista Humberto Amorim no Portal do Holanda.

- 14 e 15/11- Ação de orientação com especialistas, distribuição de folders e verificação da glicemia capilar no shopping Millenium.

- 14/11- Palestra da Dra. Cristina Tavares para os funcionários da fundação HEMOAM.

- 22/11- Palestra da Dra. Alessandra Melo, na Policlínica Castelo Branco para pacientes e público em geral.

- 24/11- 8:00h - Aula de fitdance no anfiteatro da Ponta Negra com café da manhã, orientação geral sobre diabetes, distribuição de folders e verificação de glicemia capilar.

Regional Bahia

- Entrevistas, palestras, atividade física no parque (caminhada), apoio a atividades de instituições parceiras e associações.

Regional Ceará

- Dia 6 de novembro - aula sobre diabetes e suas complicações.

- Dia 9 de novembro - campanha social com aplicação do questionário FINDRISK e orientações aos pacientes.                                                     

- 11 de novembro – aula sobre diabetes e família.

- 13 de novembro – aula sobre família, educação, amor e cuidado, e educação e diabetes.                                                                

- 14 de novembro - campanha de olho no olho do diabético.

- 23 de novembro - caminhada azul .        

- 29 de novembro – encontro com pacientes: desmistificando o diabetes tipo 1.

Regional Distrito Federal

- Campanha de atendimento médico nas especialidades de endocrinologia, oftalmologia, odontologia, nutrição e enfermagem à população mais necessitada.

- Pedalada/caminhada a fim de levar à população a importância do esporte para o controle do diabetes.

Regional Espirito Santo

- 7 de novembro - Evento realizado no Hospital infantil com pacientes com diabetes tipo 1. 

- 11 de novembro - Evento realizado no Hospital das clinicas com as crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.

- 14 de novembro - Evento realizado em parceria com laboratório local, voltado à população em geral para testes de glicemia, avaliação de risco para diabetes e entrega de folder.

- Ações nas universidades, juntos com os alunos e as Ligas Acadêmicas.

- Divulgação nas mídias sociais, assim como participação em programas de TV.

- Realização da corrida com o tema “Corra que o diabetes vem aí“, com trajetos de 21, 10 e 5 km. Para enfatizar o tema, teremos uma arena família na chegada.

Regional Goiás

- Atividades informativas em frente ao Centro de Diabetes do Hospital Geral de Goiânia.

- Atividades em conjunto com o CEROF (Centro de Referência em Retinopatia Diabética).

- Atividades de atendimento junto à UFG - Departamento de Endocrinologia.

- Atividades com acadêmicos de Medicina para atendimento no ambulatório da PUC - Goiás

Regional Maranhão

- Campanha no sábado, 16/11/19, durante todo o horário de funcionamento do Shopping, com a realização dos testes de glicemia capilar, medição de pressão arterial, realização de mapeamento de retina (junto com a Sociedade de Oftalmologia), aulas de atividade física (em conjunto com academia de ginástica) e entrega de material educativo.        

- Campanha educativa, palestras, medição de glicemia capilar durante toda a semana de 11 a 14/11 no HU UFMA .

Regional Mato Grosso do Sul

- Tour Azul (caminhada)                                                                       

 - Ação educativa em Unidade de Saúde da Família, com aplicação de FINDRISK e realização de exame dos pés em pessoas com diagnóstico prévio de diabetes.

Regional Mato Grosso

- Corrida 5 e 10 km, no dia 17 de novembro, em parceria com a AMAD (Associação Mato-Grossense de Atenção ao Diabético), no período da manhã em Cuiabá e Cáceres.                            

 - Palestras educativas para pacientes e profissionais de saúde nas três faculdades de Cuiabá -MT/Várzea Grande (UFMT, UNIC e UNIVAG) e na UNEMAT em Cáceres, com apoio das Ligas Acadêmicas de Endocrinologia da UNIC e UNIVAG. 

- Parcerias com as Prefeituras Municipais para discussão sobre os temas da campanha com os profissionais da saúde.   

- Caminhada/ corrida na cidade de Cáceres.

Regional Minas Gerais

- Tour Azul (caminhada).

- Ações Educativas em local público a ser divulgado.

Regional Pará

- 14/11 e 19/11: evento em parceria com indústria farmacêutica para medição rápida de hemoglobina glicada dos pacientes do ambulatório de diabetes no hospital Jean Bitar e Hospital Universitário João de Barros Barreto, Belém-PA.

- 11/11, 18/11 e 25/11: ações de saúde com entrega de folders, avaliação de risco e orientações aos pacientes do ambulatório de endocrinologia do CESUPA, Belém-PA.

- 20/11: aula sobre o tema: “O papel da microbiota intestinal na resistência à insulina e suas consequências” com Dr Mario Saad no auditório do Laboratório Amaral Costa, Belém-PA.

- 23/11: ação em uma aldeia indígena, com apoio da liga de endocrinologia de Marabá e empresários locais, para avaliação da prevalência de diabetes entre os indígenas, Marabá-PA.

Regional Paraná

- Caminhada no Parque Barigui, em conjunto com o Centro de Diabetes Curitiba.

- Retina do Bem/ Mutirão da Retina, em conjunto com Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e Associação Paranaense de Oftalmologia.

- Caminhada e ações educativas em Maringá, no Parque do Ingá.

Regional Paraíba

- Caminhada na orla da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, com equipe de enfermeiras para verificação de PA e glicemia capilar e distribuição de material informativo.

- Passeio ciclístico na cidade de Campina Grande, ações educativas para a população na Praça da bandeira em Campina grande e Parque da criança.

- Práticas educativas Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa e Hospital Alcides  Carneiro, em Campina Grande, bem como em empresas locais.

- Palestras educativas no Conselho Regional de Medicina em João Pessoa para médicos do PSF.

 - Sessão solene na Assembleia legislativa dedicada ao Dia mundial de Diabetes.

-  Iluminação de Hospitais Públicos.

Regional Pernambuco

- Atividades externas – caminhadas no Recife Antigo e/ou Jaqueira.

- Campanha nos Hospitais de Referência HC – IMIP E HAM.

Regional Piauí

- Abertura do Novembro Azul com iluminação da Ponte Estaiada  - Na avenida Raul Lopes (Teresina).

- Tour Azul – Caminhada / corrida

- Campanha em Unidades Básicas de Saúde com rastreamento com uso do FINDRISK, realização de testes de glicemias, aferição de pressão arterial, pesagem, orientações para controle do diabetes e rastreamento de complicações crônicas.

- Hospital Universitário  - exame Pé diabético e oftalmológico e palestras educativas.

- Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo - Palestras educativas, atividades com o uso rastreamento do FINDRISK, aferição de pressão arterial, pesagem, realização de teste de glicemia, orientações para controle do diabetes, rastreamento de complicações.

Regional Rio de Janeiro

- Ação com a comunidade – 9 de novembro, na Praia de Copacabana, de 8:30h às 11:30h – com  orientações para a população, distribuição de camisetas com o logo da Campanha, participação de Digital Influencers com diabetes tipo 1.

- Tour Azul no dia 10 de novembro - corrida e caminhada na Praia de Copacabana, ações educativas e distribuição de lanches saudáveis.

- 14 de novembro – Iluminação do Cristo Redentor.

- 23 de novembro – 2º Curso Teórico – Prático em Diabetes para Residentes e Pós- graduandos.

- 25 de novembro – Festa para a criança com diabetes (crianças até 12 anos com diabetes tipo 1, atendidas em serviços públicos no Rio de Janeiro com seus responsáveis).

Regional Rio Grande do Norte

- Palestras, entrevistas, caminhada e corrida.

Regional Rio Grande do Sul

- Atividade no dia 14 de novembro, no Instituto da Criança com Diabetes (ICD) - Tema Diabetes e família, organizado pela equipe de enfermagem do ICD e por Dra. Marcia Puñales e Dra. Suzana Lavigne.

- Atividade na Pontifícia Universidade Católica do RGS, no dia 14 de novembro - Evento de educação com a Dra. Luciana Schreiner, Dra. Vanessa e alunos de graduação.

- Atividade na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: Palestras sobre diabetes e atividades educativas sobre o tema: Dra. Lenara Golbert e Liga de Diabetes.

- Atividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no dia 14 de novembro - palestra sobre diabetes no auditório do HCPA, com a Dra. Cristiane Leitão, equipe de enfermagem e a Liga de Diabetes.

- Atividade na Universidade de Passo Fundo - Acampamento da Criança com Diabetes - atividades educativas, com o Dr. Tiago FritzenSchuch.

- Atividade na Universidade Luterana o Brasil (ULBRA) - palestra e testes de glicemia capilar, com Tayane Muniz Fighera e alunos da medicina.

- Atividade em Santa Maria, no dia 14 de novembro -  evento na praça com medidas de glicemia capilar e pressão arterial, com Dra. Maristela de Oliveira Beck e Dr. Marcus Troian.

- Atividade em Pelotas, no dia 12 de novembro, com a Dra. Saskia de Boer, Dra. LetíciaWeinnert, Dr. Eduardo Machado, Dr. Henrique Gonzales e Dra. Maria Alice.

Regional Santa Catarina

- Tour Azul em Chapecó (SC), com aplicação de questionário FINDRISK, teste de glicemia, pesagem, aferição da pressão arterial, rastreamento de complicações e orientações para controle do diabetes.

- Tour Azul em Joinville (SC), com aplicação de questionário FINDRISK, teste de glicemia, pesagem, aferição da pressão arterial, rastreamento de complicações e orientações para controle do diabetes.

- Tour Azul em Blumenau (SC), com aplicação de questionário FINDRISK, teste de glicemia, pesagem, aferição da pressão arterial, rastreamento de complicações e orientações para controle do diabetes.                                                                                    

Regional São Paulo

- Caminhada

Regional Sergipe

- Tour Azul – Caminhada e pedalada 5K

- Divulgação na Mídia - Entrevistas em rádios e televisão no mês de novembro, abordando o tema diabetes e família.

- Ações na Comunidade - aplicação do FINDRISK, nas unidades de saúde do município de Aracaju, envolvendo a atuação das Equipes de Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde.

- Evento no Shopping Center, com divulgação de informações em saúde, realização de glicemia capilar e exame do pé diabético.

- Iluminação de monumentos da cidade na cor AZUL

EMBE 2019
Universidade online SBEM