Dia Mundial da Menopausa 2019 – Dicas

Notícias

Dia Mundial da Menopausa 2019 – Dicas

por site em 15 de outubro de 2019


Mais uma campanha de esclarecimento ao público acontece nesta semana. É o Dia Mundial da Menopausa – 18 de outubro – e o Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM (DEFA), junto com a Comissão de Campanhas, Comissão de Comunicação Social e Comissão Temporária da Endocrinologia do Exercício e Esporte*, está divulgando uma série de vídeos (veja neste link) e postagens nas redes sociais com o tema 2019 – Mulheres em Movimento. 

A Dra. Monica Oliveira, presidente do DEFA, explica que a ideia foi de criar mensagens curtas, de impacto, bem objetivas que possam ser úteis às mulheres nesta fase da vida. “Escolhemos Mulheres em Movimento pois sabemos da importância da atividade física em todos os momentos da vida das mulheres, principalmente os benefícios futuros e durante a Menopausa”. 

Os vídeos contam com esclarecimentos da Dra. Monica, Dr. Antonio Fontinelli, Dra. Dolores Pardini e Dra. Ruth Clapauch sobre a importância da atividade física. São dicas rápidos e bem objetivas para chamar a atenção do público feminino e incentivar a deixar o sedentarismo de lado. 

Também serão publicadas mensagens nas redes sociais com os seguintes alertas:

Qual tipo de exercício é melhor na menopausa?

  • A combinação de exercícios aeróbios (como caminhada, corrida, natação e dança) com exercícios resistidos (como musculação, atividades com elásticos e bandas) é extremamente útil à saúde da mulher. Ações que envolvam flexibilidade e equilíbrio são particularmente importantes.

Existe uma frequência ideal para praticar exercícios na menopausa?

– Exercício aeróbio: pelo menos 150 minutos por semana, distribuídos por três dias na semana, não consecutivos.

– Exercícios resistidos: 2 a 3 vezes por semana

– Exercícios de flexibilidade e equilíbrio: 2 a 3  vezes por semana

Existe algum exercício contraindicado na menopausa?

  • Não há exercício contraindicado. Mas, antes de iniciar o exercício, submeta-se a um exame médico para evitar lesões e desconfortos durante o esforço.

Quais os benefícios do exercício físico na menopausa? 

  • Exercício físico atenua inconvenientes da Menopausa através de queima da gordura

– aumento da massa muscular e do metabolismo

– estímulo à  circulação do sangue e funcionamento do coração

– fortalecimento do osso

– preservação  da memória e melhora do sono e do estado emocional.

*A Comissão de Campanhas é presidida pela Dra. Erika Parente, a Comissão de Comunicação Social pelo Dr. Ricardo Meirelles e Comissão Temporária da Endocrinologia do Exercício e Esporte, representada pela Dra. Andrea Fioretti.