Alerta para Uso Indiscriminado de Vitamina D

relogio 14/04/2020 - 17:14 Covid-19

O Ministério da Saúde tem atualizado diariamente sobre as evidências descritas na literatura internacional sobre diagnóstico e tratamento de coronavírus (COVID-19). Na coletiva desta segunda-feira, dia 13 de abril, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Denizar Vianna, destacou o cuidado com o uso indiscriminado de vitamina D e a posição da SBEM sobre o tema.

Ele lembrou que a exposição aos raios solares faz parte da ativação da vitamina D e que, mesmo em época de confinamento, ficar em janelas, varandas etc pode ser uma boa opção.

O secretário lembrou que se o indivíduo tem uma alimentação adequada será suficiente e se existir uma carência o médico irá dar as orientações para suplementação. “A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia já se posicionou sobre isso”.

Trecho onde o Secretário Denizard Viana, do Ministério da Saúde, fala que a vitamina D só deve ser usada com indicação médica e menciona o posicionamento da SBEM Nacional.

Assista no Globoplay:  https://globoplay.globo.com/v/8479474

Rotina de Informações

Desde o dia 5 de abril, o Grupo de Inteligência COVID-19, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, tem reunido as evidências publicadas em artigos. Até esta segunda-feira (13), foram catalogados e avaliados 146 estudos.

“A ciência tem sido uma das principais armas utilizadas pelo Ministério da Saúde no combate à COVID-19. Desde o início da pandemia, buscamos a ciência para orientar e subsidiar os gestores e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) na tomada de decisão”, destaca o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Denizar Vianna.

EMBE 2019
CBEM 2020