SBEM comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, alertando para os determinantes sociais da saúde. Mensagens de esclarecimento sobre datas importantes têm sido feitas pela Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão ao longo do ano para reforçar a importância de vários segmentos essenciais à sociedade.
Desigualdades e Acesso
As desigualdades estruturais e de raça são marcos da nossa sociedade. O Diabetes Mellitus (DM) está entre as doenças que mais acometem a população negra, ocorrendo 9% a mais em relação aos homens brancos e 50% a mais em comparação às mulheres brancas.
O acesso aos serviços de saúde também é significativamente menor entre pretos e pardos. O resultado é que negros morrem cerca de duas vezes mais de complicações do diabetes do que brancos.
“Ao contrário do que a maioria de nós pensamos, estudos mostram que a abordagem médica responde por cerca de 10 a 15% do sucesso do controle do diabetes, enquanto os fatores sociais e ambientais são responsáveis por 50 a 60% do seu desfecho. Ao endocrinologista cabe refletir sobre o seu papel na mudança deste cenário e oferecer o melhor tratamento ao paciente sem distinção de cor”, explicou o Dr. Jorge Eduardo da Silva Soares Pinto, membro da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão da SBEM Nacional.

A Data
Foi em um sábado de 1970 que um grupo de negros no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. A ideia da data surgiu do professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira.
No Brasil, foi em 2003 que passou a ser incluída no calendário escolar e, oficialmente, instituída em âmbito nacional com a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011.
O momento é sempre dedicado à à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e a data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares.
Referências:
Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasil. 3ª edição. 2018; 2. Murphy SL, Xu J, Kochanek KD et al. Deaths: Final Data for 2018. National Vital Statistics Reports, 2021;69:1-77; 3. Ogunwole SM, Golden SH. Social Determinants of Health and Structural Inequities – Root Causes of Diabetes Disparities. Diabetes Care. 2021;44:11–13.
Crédito da imagem: adaptada de Lipman & Hawkes, Diabetes Care 2021;44:14–16