Diariamente a SBEM Nacional recebe mensagens, solicitações pelas redes sociais e emails nos vários canais de comunicação com o público. As respostas são encaminhadas, mas algumas delas são feitas inúmeras vezes.
Foram separadas as principais dúvidas recebidas para que os especialistas possam responder, de forma simples, a estes questionamentos.
Começa a série #SBEMResponde. Serão 10 semanas com publicação de dúvidas respondidas pelos endocrinologistas que fazem parte da Diretoria da Nacional, de Departamentos e Comissões da entidade.
O primeiro esclarecimento, sobre obesidade, é dado pelo Dr. Marcio Mancini, membro da diretoria e vice presidente da Comissão do Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia da SBEM (TEEM)
Uma das formas é avaliar a variação do peso. Se você interrompeu a prática de atividade física regular, ou mudou os seus hábitos alimentares depois de iniciar a vida profissional (esse é só um exemplo) e ganhou 5 quilos no último ano, não precisa fazer cálculos porque o cenário futuro não é nada bom. Melhor tomar uma atitude já antes que a situação piore.
Mas, em adultos, uma maneira rápida e prática é calcular o Índice de Massa Corporal, ou IMC, que é o peso dividido pela altura elevada ao quadrado. Parece difícil mas não é.
Pegue seu peso (em quilos) e divida pela sua altura (em metros); divida o resultado dessa conta novamente pela altura. Esse número é o seu IMC. Se o valor for de 25 ou mais, você tem excesso de peso (esse valor muda para 23 ou mais em asiáticos e 27 ou mais em idosos). O caso é mais preocupante na presença de obesidade, quando o número é de 30 ou mais (em asiáticos acima de 27,5).
No entanto, algumas pessoas podem ter o IMC normal e ter a gordura concentrada no abdômen. Isso pode ser até mais prejudicial à saúde. Se o valor da cintura (medida com uma fita métrica entre a última costela e o osso do quadril) for maior que 90 cm em homens e maior que 80 cm em mulheres, a saúde pode estar em risco. Há mais chance de haver alterações de colesterol, triglicérides, glicose no sangue e aumento de pressão arterial.
Não existe problema de aumento de peso com saúde. O peso em excesso aumenta inflamação, piora a respiração durante o sono, aumenta risco de câncer, problemas articulares, diabetes e problemas de coração. A expectativa de vida é cada vez mais reduzida no paciente com peso excessivo. Procure tratamento para o excesso de peso com um médico endocrinologista.
A SBEM começa uma série em podcast para falar sobre uma das descobertas mais importantes da ciência: a insulina. No primeiro episódio, o Dr. Domingos Malerbi, presidente do Departamento de Diabetes da SBEM e da SBD, ...
A campanha Descarte Amigo - Agulha no lixo é um perigo - tem como objetivos alertar a população quanto aos riscos associados ao descarte incorreto de agulhas e seringas, usadas em domicílio, assim como orienta...
A próxima edição do Universidade Online da SBEM está marcada para o dia 31 de março, quarta-feira, a partir das 20h. A iniciativa é considerada uma das principais atividades da Comissão de Educa...
Quais alimentos devem compor a lancheira de uma criança para manter uma alimentação saudável? Para auxiliar os pais no processo de escolha e preparação dos lanches dos filhos, a SBEM e a Abeso divulgam...
Como parte integrante da Campanha pelo Dia Mundial da Obesidade, a SBEM e ABESO, com o apoio da World Obesity Federation, criaram um manifesto que tem a assinatura e conteúdo de 13 sociedades científicas.
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.
A quinta-feira, 25 de março, começou com uma notícia muito triste para a Endocrinologia Brasileira. Faleceu, pela manhã, de Covid-19, o Dr. Luiz Alberto Susin. Ele esteve à frente da Regional da SBEM SC, dire...
Quais alimentos devem compor a lancheira de uma criança para manter uma alimentação saudável? Para auxiliar os pais no processo de escolha e preparação dos lanches dos filhos, a SBEM e a Abeso divulgam...