SBEM Responde: Menopausa

relogio 18/10/2018 - 15:26 #SBEMResponde

Contribuindo para esclarecimento da população, a SBEM Nacional elaborou mais um texto do SBEM Responde, aproveitando a ocasião do Dia Mundial da Menopausa – 18 de outubro. A série foi pensada para responder as diversas perguntas da área que a Sociedade recebe por e-mail e pelas suas redes sociais.

Vejam algumas orientações sobre Menopausa do Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM e um dos membros do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM.

- O diagnóstico da menopausa é feito só depois de um ano da última menstruação. Por questões de praticidade, o termo passou a ser usado para todo o período que envolve as menstruações irregulares. O nome correto desta fase anterior é climatério.

- Em geral, a idade das mulheres brasileiras que entram na menopausa é de 51 anos – variando entre 45 a 55 anos.

- É um período de grandes modificações hormonais na mulher.

- Só se deve tratar os sintomas da menopausa em mulheres que apresentam algum problema, mas lembrando que distinguir não é simples. A maioria das mulheres se beneficia da reposição hormonal.  

- Com a reposição hormonal são observadas melhorias na perda óssea, que ocorre nas mulheres, e menor incidência de doenças cardiovasculares.

- Tratar os sintomas é o principal objetivo – calores, ressecamento vaginal, ressecamento de pele, acúmulo de gordura no abdômen.

 

cbaem 2019
Proendocrino set 2018