14 de novembro foi o Dia Mundial do Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Nacional e Regionais – conseguiu apoio para iluminar de azul diversos monumentos pelo Brasil, e assim fazer parte da campanha mundial lançada pela IDF (International Diabetes Federation), em 2007. A Sociedade também esteve envolvida em diversos eventos realizados no país.
Campanha Nacional
A Comissão de Campanhas Públicas da SBEM, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sanofi-Aventis, criaram a Campanha Nacional de Prevenção do Risco Cardiometabólico, que teve sua primeira etapa realizada na ocasião do Dia Mundial do Coração (todo último domingo de setembro) e a segunda no Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro).
A atleta Maurren Maggi, campeã olímpica de salto em distância nas Olimpíadas de Pequim 2008, é a protagonista da campanha que foi veiculada em programas de rádio, com transmissão nacional, entre os dias 10 e 14 deste mês. O áudio alerta para a medida da circunferência abdominal, com o objetivo de mostrar a relação desta medida com o risco de desenvolver diabetes. Também como parte desta campanha foi desenvolvido um folheto informativo intitulado: “Qual a distância entre o seu paciente e o Diabetes tipo 2?” (acesse o site da campanha).
![]() |
No Rio de Janeiro
O IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione), prédio tombado pelo patrimônio histórico nacional, chamou a atenção de quem passava na rua pela iluminação azul. No local, estiveram presentes os doutores Ricardo Meirelles, diretor do Instituto e presidente eleito da SBEM Nacional, gestão 2009-2010, e Rosane Kupfer, chefe do serviço de Diabetes do IEDE. |
| Em Joinville
A SBEM Regional Santa Catarina participou de várias atividades realizadas na cidade de Joinville, dentre elas uma caminhada no dia 14. Durante toda a programação foram realizados cerca de 1.400 exames de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), palestras de nutrição, atendimento por podólogo e atrativos artísticos. |
|
No Mato Grosso do Sul
Na sexta-feira, dia 14, a SBEM Regional Mato Grosso do Sul promoveu, na Praça Belmar Fidalgo, em Campo Grande, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, além de orientações médicas de endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos. Ao final do dia, os presentes fizeram uma "Caminhada pela Saúde".
No Pará
O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) organizou uma campanha educativa em parceria com a SBEM, SBD e a Associação Paraense dos Diabéticos (APD). Voltada, principalmente, para pessoas que têm fatores de risco para desenvolver o Diabetes Mellitus tipo 2, ou seja, obesidade, hipertensão, idade superior a 30 anos, história de diabetes na família e doença cardiovascular, realizou exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientação sobre cuidados para prevenir a doença.
Dia Azul
Dentre os monumentos iluminados este ano, com a participação de especialistas da SBEM, estiveram:
![]() |
Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco – Recife (PE) |
![]() |
Prefeitura Municipal de Recife – Recife (PE) |
![]() |
Monumento A Barca de Joinville – Joinville (SC) |
- Associação Catarinense de Medicina – Florianópolis (SC)
- Associação Comercial e Industrial de Joinville – Joinville (SC)
- Centro de Eventos Cau Hansen (Sede do Balé Bolshoi) – Joinville (SC)
- Centro Hospitalar Unimed – Joinville (SC)
- Cristo Luz – Balneário Camboriú (SC)
- Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione – Rio de Janeiro (RJ)
- Marco Zero – Recife (PE)
- Ponte Hercílio Luz – Florianópolis (SC)
- Prefeitura Municipal de Blumenau – Blumenau (SC)
- Sede da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) – Joinville (SC)
- Torre da antiga Prefeitura Municipal de Joinville – Joinville (SC)
A Cobertura completa das atividades realizadas pelo Dia Mundial do Diabetes, no Brasil, pode ser conferida no hotsite especial da data: www.diamundialdodiabetes.org.br




