Por Pablo de Moraes
Entre os dias 25 e 27 de março, cerca de 200 profissionais da área de saúde se reuniram, em Brasília, na III Conferência de Ética Médica, promovida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Esse foi o segundo encontro organizado para debater a reformulação do Código de Ética Médica (CEM). A primeira etapa aconteceu em outubro do ano passado, também no Distrito Federal.
Durante os três dias do evento, vários temas foram discutidos, entre eles a Proteção do Trabalho do Médico; a Autonomia do Paciente; Medicina, Comércio e Publicidade e Relação Consumerista. Além disso, foram analisadas cerca de 300 propostas de revisão do código, pré-selecionadas para o encontro. No total, o CFM contabilizou 2.667 sugestões enviadas por médicos e entidades organizadas da sociedade civil de todo o país.
De acordo com Roberto D´Avila, 1o vice-presidente do CMF e coordenador do encontro, a revisão do CEM se faz necessária. “O código atual tem 21 anos. Em outros países, os códigos de conduta profissional são revisados de cinco em cinco anos. A nossa intenção agora é que ele seja revisado, também, a cada cinco anos, já que o mundo e a relação entre médico e paciente estão em constantes mudanças”, afirma.
A I Conferência Nacional de Ética Médica aconteceu em 1987, e aprovou o código atual. O próximo encontro deve acontecer em agosto e deve reunir de 400 a 500 pessoas para aprovar o anteprojeto do novo código. O texto será ainda encaminhado aos conselhos e associações médicas para ser analisado rigorosamente antes da aprovação final.
Saiba Mais:
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.