Sobre a SBEM
Para Profissionais
Para o Público
Sala de Notícias
O laboratório Abbott, fabricante do medicamento Reductil (monoidrato de sibutramina) anunciou sua suspensão da produção e da venda no mercado brasileiro. O produto era um dos mais consumidos no Brasil para a perda de peso e um importante aliado no combate à obesidade.
De acordo com o laboratório, a decisão foi tomada após um estudo internacional demonstrar que seu uso aumenta o risco de problemas cardíacos em pessoas propensas. A decisão se restringe, até o momento, a Abbott e remédios que utilizam a substância sibutramina continuam liberados pela Anvisa, mas a venda deve feita de maneira restrita, com receita especial. Na Europa e nos EUA, a substância é proibida.
De acordo com o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM, a sibutramina é um dos poucos medicamentos existentes no mercado para tratamento da obesidade que, quando respeitadas as contra-indicações, é muito útil. "No meu entender a posição da Abbott foi uma decisão corporativa internacional, uma vez que a comercialização do produto já havia sido suspensa na Europa", afirma.
Em setembro desde ano, a SBEM e a ABESO enviaram um comunicado à Anvisa reiterando sua posição contra as restrições na comercialização de sibutramina.
Leia Mais
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
A SBEM Nacional registra, com pesar, o falecimento de sua associada Dra. Dorothy Christinne Carriço de Aguiar ocorrida em Manaus-AM em 22/02/2021. A Diretoria da SBEM, em nome de seus associados, manifesta solidariedade e condolên...
Está disponível na área restrita do site da SBEM a ata do Conselho Fiscal. O documento é assinado pelos membros do Conselho, gestão 2019/2020.