Curitibano, o Dr. Atlântido Borba Cortes nasceu em 1911, na capital. Em 1934, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e dedicou-se a estudar o diabetes.
O endocrinologista foi professor da Universidade Federal e recebeu diversas homenagens na instituição, tendo sido lembrado por 17 turmas e patrono em duas delas. Além de professor, ocupou também cargos de destaque na entidade como diretor do Departamento de Clínica Médica, diretor e vice-reitor.
Na Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, além de ter sido o 8° presidente da instituição, foi por três vezes presidente da SBEM-PR.
Dr. Atlântido ainda fundou a Academia Paranaense de Medicina e a Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, e fez parte do primeiro quadro de conselheiros do CRM-PR (Conselho Regional de Medicina). Também foi médico do Exército, onde foi contemplado com a medalha Esforço de Guerra.
Currículo do Dr. Fábio Trujilho
Currículo do Dr. Rodrigo O. Moreira
Todas as informações sobre as Regionais da SBEM em todo o Brasil.
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.
Diretoria
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.