Prêmio Luiz César Póvoa

por site em 3 de junho de 2021


Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1960, e com especialização em Endocrinologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), em 1962. Terminou seu Doutorado em Endocrinologia na UFRJ em 1972, onde ingressou no mesmo ano como Livre-docente.

Foi Professor Titular da UFRJ e Professor Emérito da PUC-RJ, onde assumiu o Curso de Pós-Graduação em Endocrinologia em 1975. Atuou como médico do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione do Rio de Janeiro (IEDE), sendo seu Diretor por 15 anos. Também trabalhou como consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi presidente da Fundação Francisco Arduíno. Membro de inúmeras sociedades médicas nacionais e internacionais, foi também membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Foi um dos grandes especialistas na área de Endocrinologia e Metabologia, formador de mais de 500 novos especialistas. Participou ativamente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, tendo sido presidente da Comissão de História.

Utilizou sua prodigiosa memória para escrever vários livros, entre os quais se destaca “História da Endocrinologia no Brasil”, importante obra de consulta para conhecer melhor como se desenvolveu a especialidade nos diversos estados brasileiros e um legado para gerações futuras.