Prêmio Antonio Barros de Ulhôa Cintra

por site em 3 de junho de 2021


Paulistano, diplomou-se na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1930 e logo depois começou a trabalhar no Instituto de Higiene da Faculdade de Medicina e na Santa Casa de misericórdia. Em 1933, assumiu a disciplina de pediatria da Faculdade de Medicina e três anos depois, a de clínica médica.

Em 1941, com bolsa da Fundação Rockefeller, foi para os Estados Unidos e trabalhou no Massachusetts General Hospital, da Universidade de Harvard e no Pratt Diagnostic Hospital, em Boston. De volta ao Brasil, montou no Hospital de Clínicas da USP o serviço de Moléstias da Nutrição e o Laboratório de doenças Metabólicas.  Assumiu a cátedra na FMUSP após concurso público e, de 1960 a 1963, foi Reitor da Universidade de São Paulo. Teve participação decisiva na implantação do campus da USP, e na criação da Universidade Estadual de Campinas e na Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu.

Participou da criação da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em 1960 e foi presidente do seu Conselho Superior até 1973. Na década de 1960, após deixar a reitoria da USP, foi secretário de Educação e Cultura do Governo Estadual, priorizando a expansão do então chamado ensino ginasial. Foi, sem dúvida, um paradigma de educador, médico, professor universitário e cientista.