Pfizer Suspende Venda do Exubera

relogio 26/10/2007 - 09:55
A Pfizer descontinuou a venda do Exubera, marca da insulina inalável vendida pelo laboratório. Abaixo, veja o comunicado oficial da Pfizer.

Leia, também, reportagem feita no site do Departamento de Diabetes da SBEM / Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com a opinião de diversos especialistas sobre o assunto

Comunicado da Pfizer sobre o Exubera

A Pfizer decidiu em nível mundial devolver os direitos de comercialização de Exubera para a Nektar, empresa que licenciou o produto para a Pfizer. A Pfizer esclarece:

· A decisão não se deve a qualquer problema relacionado a eficácia e segurança do produto, que foram amplamente comprovadas por estudos clínicos realizados com o medicamento.

· Dessa forma, a Pfizer ressalta que o paciente não deve descontinuar o tratamento com Exubera antes de procurar seu médico.

· A Pfizer trabalhará junto aos médicos na transição do tratamento dos pacientes que utilizam Exubera para outras opções terapêuticas, bem como na cessação de prescrição do medicamento.

· Exubera continuará disponível no mercado durante os próximos meses, até que os pacientes, orientados pelos seus médicos, façam a transição para outro medicamento.

· Essa decisão se deve ao fato de o produto não ter atingido as expectativas da companhia, uma vez que não teve a aceitação esperada do mercado.

· Ao todo, há 11 milhões de portadores de diabetes no País. No Brasil, Exubera foi lançado em maio deste ano. Aproximadamente 2 mil pacientes se tratam com a insulina inalável.

· As autoridades já foram informadas sobre a decisão.

· A Pfizer está comprometida em desenvolver novas alternativas terapêuticas para o tratamento do diabetes, já que a doença continua sendo uma necessidade médica não atendida. Atualmente, a empresa possui medicamentos orais para diabetes em pesquisa e desenvolvimento.

· A Pfizer é a empresa farmacêutica que mais investe em pesquisa. Em 2006, aproximadamente US$ 7,6 bilhões foram investidos em Pesquisa & Desenvolvimento para diversas classes terapêuticas.

· Quaisquer dúvidas dos pacientes podem ser esclarecidas por meio do Serviço de Atendimento Fale Pfizer, pelo telefone 0800 167575.