Novembro Diabetes Azul: Ações Região Sul

Notícias

Novembro Diabetes Azul: Ações Região Sul

por site em 15 de abril de 2021


Diversas atividades estão sendo realizadas pelas Regionais da SBEM pelo Dia Mundial do Diabetes. As ações que acontecem na região sul estão sendo divulgadas aqui e nas redes sociais da SBEM Nacional.

SBEM Paraná

Ações em Curitiba e Maringá foram realizadas pela SBEM-PR para dar início à Campanha do Dia Mundial do Diabetes na região. Dentre as atividades estavam esclarecimentos sobre o diabetes, exercícios físicos e exame do pé na população.

Em Curitiba, na ação em conjunto com SBD/PR, 3.000 diabéticos puderam ser atendidos no setor de oftalmologia. Já em Maringá, a ação de prevenção aconteceu no Parque do Inga.

SBEM Rio Grande do Sul

O Serviço de Endocrinologia da Santa Casa de Porto Alegre promoveu no Dia Mundial do Diabetes ação em favor da campanha Novembro Diabetes Azul. A equipe e os alunos da unidade orientaram os pacientes e familiares e fizeram avaliação do risco de diabetes.

A atividade contou com a participação dos alunos da disciplina de Endocrinologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Liga de Endocrinologia (LIEM) e de residentes e professores.

SBEM Santa Catarina

A SBEM Santa Catarina realizou duas grandes atividades pelo Dia Mundial do Diabetes. Ambas ocorreram em Joinville.

Foi feita um Caminhada Azul pelo Diabetes, que saiu do Mercado Municipal de Joinville, e apresentação artística, sorteios e orientação sobre a doença.

No dia 7 de novembro, a SBEM Regional Santa Catarina realizou uma palestra educativa em diabetes, em São José.

A ação aconteceu no Roçado e foi organizada pela prefeitura municipal, além do Grupo Diabéticos Tipo 1 de São José.

Dia 08 de novembro aconteceu a VII Seminário Blumenauense de Diabetes. Uma atividade promovida pelo NAD (Núcleo de Atenção em Diabetes) vinculado à SEMUS, na cidade de Blumenau/SC. A atividade faz parte do calendário de ações do Dia Mundial do Diabetes.

No dia 10 de novembro aconteceu a sétima edição da Caminhada Azul – ação conjunta do NAD (Núcleo de Atenção em Diabetes) com a Política da Saúde do Homem do município de Blumenau (SC).

Neste domingo aconteceu o “Dia D” organizado pela Prefeitura Municipal de Lages. A ação foi realizada no Parque Jonas Ramos (Tanque) e promoveu diversas ações de prevenção e conscientização ao câncer de próstata e diabetes, além de rodas de conversas, apresentações culturais e atividades para as crianças.

Em Florianópolis, no dia 14 de novembro, a Campanha do Diabetes teve o apoio do Shopping Beira Mar. Na ação foram realizadas palestras e atendimento à população no térreo do shopping.

Já em Itajaí, teve a caminhada da Rede Dedicar de Apoio ao Diabetes tipo 1 e  orientações sobre diabetes no campus da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).  A ação foi realizada pelos alunos de medicina, nutrição e pelo Serviço de Endocrinologia  do Ambulatório. Houve avaliação de risco em diabetes e distribuição de material educativo.