Novembro Diabetes Azul: Ações Região Sudeste

relogio 09/11/2018 - 15:19 Campanhas Públicas

Diversas atividades estão sendo realizadas pelas Regionais da SBEM/SBD pelo Dia Mundial do Diabetes. As ações que acontecem na região sudeste estão sendo divulgadas aqui e nas redes sociais da SBEM Nacional.

SBEM Espírito Santo

As ações no Espírito Santo tiveram início com a divulgação dos vídeos informativos produzidos pela SBEM ES. O material está disponível no Facebook da Regional. Abaixo um dos vídeos da campanha com esclarecimentos da presidente da Regional, Dra. Mariana Guerra.

Em Vila Velha, acadêmicos de Medicina participaram de atividade de orientação aos pacientes. A supervisão foi da Dra. Alessandra Ferri Casini, vice-presidente eleita para a Gestão 2019-2020. Além disso, a Regional promove campanha televisa para divulgar a mobilização com educação em diabetes para a população.

Serão quatro programas semanais veiculados pela TV Ambiental, no programa Médicos em 3D. O material será reprisado ao longo da semana e os vídeos produzidos pela SBEM-ES, e que estão sendo divulgados nas redes sociais da Sociedade, serão transmitidos durante o intervalo da programação.

As atividades seguiram no Hospital das Clínicas Universitário (HUCAM), no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Vitória) e na Santa Casa da Misericórdia, também em Vitória. Além de atendimento aos pacientes com diabetes nos dois hospitais, na Santa Casa foi realizado o encontro com orientações aos pacientes, sorteios, dança e distribuição de lanches.

Participaram das atividades as equipes da Dra. Christina Hegner (HUCAM) e da Dra. Daniela Lube (Hospital Nossa Senhora da Glória).

Na Santa Casa, a equipe multidisciplinar da unidade (fisioterapeuta, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, médicos, acadêmicos, parceiros dos laboratórios), além da associações dos diabéticos e da direção da Emescam apoiaram a campanha. A coordenação foi da Dra. Raquel Sasso.

No Ambulatório de Endocrinopediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, em Vitória, foi realizado o encontro com crianças DM1 e seus familiares. A atividade foi coordenada pela Dra. Christina Hegner.

No último fim de semana do mês de novembro, foram realizadas ações para as gestantes e para pacientes com hipertensão e diabetes. Para as grávidas e seus companheiros foi apresentada aula sobre diabetes e gestação. No domingo, alunos da Universidade de Vila velha realizaram aula educativa para pacientes do programa de HiperDia em uma unidade de saúde. A atividade foi coordenada pela Dra. Alessandra Ferri Casini, com aplicação dos questionários fornecidos pela SBEM Nacional/SBD.

SBEM Rio de Janeiro

Ação no Estádio Nilton Santos com apoio da SBEM-RJ

A SBEM RJ apoiou a ação da Revista EmDiabetes, que divulgou o Dia Mundial do Diabetes durante a partida entre Botafogo x Flamengo no último sábado, dia 10 de novembro. Estiveram na ação a equipe da Revista - Juliana Lessa; Geraldo Fischer, esposa e filhinho; Sheila Vasconcelos; Dra. Claudia Pieper, endocrinologista e consultora da revista; e a Dra. Flávia Conceição, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Rio de Janeiro. Além disso, Ithan de 7 anos, com diabetes tipo 1, viveu mais um dia especial, entrando com o time em campo.

Ação na Praia de Copacabana - SBEM/SBD Rio de Janeiro

No domingo (11), a mobilização aconteceu na Praia de Copacabana pela manhã. A tradicional ação da parceria SBEM/SBD no Rio de Janeiro teve o apoio da Acadêmia Carioca, que realizou atividades físicas e aulão de dança e circuito infantil.

A presidente da SBEM-RJ, Dra. Flávia Conceição, comentou sobre mais um ano de campanha ao lado da SBD e agradeceu o apoio dos demais parcerias na campanha. "É muito importante essa mobilização em conjunto SBEM/SBD em favor do esclarecimento e prevenção do diabetes. Além disso, contar com o apoio da Prefeitura e da Acadêmia Carioca também é essencial. Mais uma vez eles estão contribuindo para essa campanha com o circuito para adultos e crianças. Já que o tema é Diabetes e a Família faz muito sentido contarmos com a participação da família neste evento. Só temos a agradecer por mais uma atividade que bem legal e que está conseguindo chamar a atenção das pessoas para a questão do diabetes."

A Dra. Alessandra Mateus, presidente da SBD/RJ, também enalteceu a parceria SBEM/SBD e falou sobre a importância da ação. "O objetivo foi unificar a campanha do Novembro Diabetes Azul com as duas sociedades que falam sobre o tema e estão lutando pela causa. É muito importante uma atividade como essa para chamar a atenção para a doença, que vem crescendo a cada ano, e sua prevenção."

Ação no Maracanã com apoio da SBEM-RJ e SBD-RJ

A SBEM Regional Rio de Janeiro e a SBD Regional Rio de Janeiro apoiaram o evento realizado no dia 14 de novembro pela Revista Em Diabetes e o Blog Fim de Jogo, no Maracanã, para o Dia Mundial do Diabetes. O Maracanã também foi um dos apoiadores da Campanha.

A presidente da SBEM RJ, Dra. Flávia Conceição, e o presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM Nacional, Dr. Ricardo Meirelles, participaram da atividade. Representando a SBD estava a Dra. Claudia Pieper.

A ação teve a participação, também, de pacientes com diabetes que contaram suas histórias e puderam tirar dúvidas com os endocrinologistas. Ao final, uma foto no gramado do Maracanã, que será enviada à IDF (International Diabetes Federation).

Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione iluminado de azul para o Dia Mundial do Diabetes

Ação no Estádio de São Januário com apoio da SBEM-RJ

Além do Maracanã, a campanha também foi divulgada durante o jogo Vasco x Atlético Paranaense, no dia 14 de novembro, em São Januário. Antes da partida, uma pequena diabética pôde entrar com o time e a faixa do Dia Mundial do Diabetes foi exposta antes e no intervalo do jogo.

Ação do Dia Mundial do Diabetes no IEDE

No dia 22 de novembro, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) realizou sua tradicional ação para marcar a conscientização da doença.

Na sede da instituição foram montadas tendas para informar a população sobre o diabetes e suas complicações, além de realização de exame de glicemia, avaliação de risco de diabetes, dicas de nutrição e de atividades físicas, oficina de odontologia, saúde bucal e avaliação dos pés.

A coordenação foi da Dra. Rosane Kupfer, Chefe do Serviço de Diabetes do IEDE, e contou com a participação do Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM e Diretor Geral do IEDE.

Dra. Rosane explicou que esta é a quarta Feira pelo Dia Mundial do Diabetes organizada pelo IEDE. Ao longo dos anos o evento foi se aperfeiçoando e buscando trazer novidades para motivar os pacientes e as pessoas que circulam pelo hospital. A endocrinologista destacou que a Feira foi dividida em seis estações. “Os pacientes passam por orientações sobre a ação e o risco do diabetes e preenchem um questionário de avaliação de risco (Find Risk). Depois são encaminhados para avaliação das medidas antropométricas, realizam teste de glicemia capilar e passam por avaliação e orientação sobre pé diabético. Além disso, também são orientados por nutricionista, odontologista e educador físico que esclarecem sobre uma alimentação saudável, a importância de cuidar da saúde bucal e de praticar atividades físicas.”

Durante o evento, Dr. Ricardo comentou sobre a importância de promover ações multidisciplinares com a participação de diversos especialistas. O médico informou que essa é uma atitude que já está inserida no dia a dia do IEDE. “A participação de outros profissionais em ações como essa, como enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e odontologistas, é importante para a campanha e acompanhamento destes pacientes. A ideia é juntar a equipe do hospital para mostrar a importância desta visão multidisciplinar no tratamento. A educação em diabetes é uma das coisas mais importantes e só conseguimos realizar essa educação com a várias especialidades trabalhando em conjunto.”

SBEM São Paulo

A Regional SBEM SP, junto com a Regional SBD SP, realizaram umaa caminhada no Ibirapuera junto com Tour Azul, no dia 14 de novembro.

EMBE 2019
Universidade online SBEM